Este é o primeiro livro da autora australiana, Anna Snoekstra, lançado no Brasil esse ano pela editora HarperCollins Brasil.
É um livro de suspense e thriller psicológico em que, aos poucos, vamos conhecendo a história de Rebecca Winter, uma garota que desapareceu em 2003 e até 2014, ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ela.
O livro começa com uma narrativa em primeira pessoa feita por uma mulher que foi pega furtando no mercado. Olhando de fora, parece ser um delito bem frívolo, mas ao longo da leitura, se entenderá a gravidade da situação. Diante dos policiais, ela faz de tudo para não ir presa, então lembra que há um tempo atrás tinha sabido da história de Rebecca Winter e ficado surpresa com a semelhança física entre elas. Achou que poderia se passar por ela e assim, fugir da prisão iminente. Depois, daria um jeito de ir embora. O mais urgente no momento era se livrar da prisão.
“Normalmente, as pessoas gostam mais de você, se consegue fazê-las confiar em você”. (p.75)
Inicialmente, seu plano dá certo. Os policiais acreditam na sua mentira. Agora, essa mulher que diz ser Rebecca Winter, a menina que desapareceu em 2003, faz reviver, onze anos depois, o caso já arquivado pela polícia.
Ela é reintegrada à família, aos amigos, e tenta se livrar do investigador que trabalha em seu caso, que lhe interroga diariamente em busca de alguma informação que possa ser útil para descobrir a identidade de seu sequestrador. Ela não podia dar nenhuma informação porque não passou por nada do que se acredita que a Rebecca original passou, então, tudo que ela faz é dar respostas evasivas. Com isso, ela começa a se sentir culpada. Sabe que se assumir a identidade de Rebecca, nunca irão saber de fato o que aconteceu, mas não lhe restam muitas alternativas.
No entanto, essa falsa Rebecca, começa a observar comportamentos estranhos ao seu redor, tanto fora de sua casa, quanto dentro dela.

“— Todos têm tanto medo de essas pessoas serem monstros que não percebem que nós nos tornamos monstros”. (p.150)
A narrativa é alternada, de modo que em um capítulo se tem uma narração em terceira pessoa quando se diz respeito à vida da Rebecca original, no ano de 2003, e em outro a narrativa é feita em primeira pessoa, pela Rebecca falsa, em 2014. Esse recurso narrativo faz com que o leitor se sinta mais próximo da protagonista e possa ir criando suas hipóteses sobre o que pode ter acontecido. Assim, também vai conhecendo melhor as duas personagens principais.
Só pela capa, já dá para perceber que é um livro recheado de mistérios. A escrita da autora é maravilhosa, prende o leitor do início ao fim. Tem uma velocidade boa e quando se está próximo do final, mantêm o ritmo. O leitor, no entanto, acelera a leitura porque só consegue querer descobrir a verdade sobre tudo logo.
O modo como a história é desenvolvida e apresentada é muito satisfatório. Outra coisa que satisfaz é o final, que para mim, em particular, foi totalmente surpreendente.
Leitura mais do que indicada, principalmente para aquele leitor que gosta de um suspense e thriller psicológico de qualidade, que não decepciona e não subestima a inteligência do leitor.
"Estou sempre usando uma máscara, encenando um personagem. Talvez porque tenho medo do que vou encontrar debaixo da máscara, algo horroroso talvez ou, pior, simplesmente nada". (p.202)
Outro livro que tem a mesma pegada de suspense e surpreende o leitor, é “Até eu te possuir”, da autora nacional, SorayaAbuchaim. Posso garantir que ambas as leituras valem muito a pena.

O livro pode ser adquirido pela Amazon (Comprando por esse link você também ajuda o blog):
                                        
                                                     
*Exemplar cedido pela editora.

13 Comentários

  1. Oii Maria, tudo bem? Adorei a resenha e saber que gostou tanto da leitura! Eu sou apaixonada por thriller psicológico, então o Única Filha já foi parar nos meus desejados assim que lançou. Agora fiquei ainda mais empolgada para ler! :)
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria! Que livro tenso hein! Parece um episódio de Law and Order, com muitas reviravoltas e um belo tumulto policial e jurídico pelo caminho O___o (ou seja, já curti! rsrs)
    Bjocas,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria!
    Já havia visto a capa desse livro por aí, mas nunca tinha parado para ler a sinopse. E que surpresa! Amo thriller psicológico e agora, definitivamente, esse vai para a minha lista de livros para ler!

    Beijos,
    Universo Tácito

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha !! Me deixou super afim de ler esse livro . Adorei o blog (estou seguindo) Beijoos
    http://issoouaquilola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiii
    Sabe que esse gênero vem me conquistando cada vez mais??
    Além disso eu vi (além da sua) muitas opiniões positivas sobre ele...
    Será que eu leio? haha

    bezuuuu

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria!
    Sua resenha está excelente! Eu estou roendo as unhas para saber o que vai acontecer com a Falsa Rebecca e até onde ela vai seguir com essa enganação toda! Esse livro está bem comentado nas resenhas que vejo por aí, mas vou deixar essa onda passar para poder ler com mais calma! Obrigada pela dica! Beijão,
    Drica.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente adorei o enredo, pois curto muito esse estilo de leitura. Eu ainda não tive contato com a escrita da autora, mas pelos detalhes em sua observação tenho certeza que vou adorar conhecer esse livro. Parece uma história cercada de mistérios que deixam o leitor desesperado para saber o que vai acontecer na próxima página. Dica super anotada.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Vi poucas resenhas desse livro, mas adorei quando vi o lançamento.
    Adorei saber que é bom assim, adoro finais que nos surpreendem. E não dispenso um bom mistério, ainda mais sabendo que é bem escrito. Ótima dica.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria.

    Eu não conhecia este livro e com sua resenha, eu fiquei bem interessada em lê-lo. Estou em uma fase que estou querendo livros diferentes dos que estou acostumada e sabendo que este é um suspense com thriller psicológico, a vontade aumentou. Dica anotada.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quando eu vi a capa desse livro disse que ia ler, mas nunca me interessei ao ponto de ler uma resenha e muito menos a sinopse, sabe como é admirar pela capa e prometer, mas não cumprir? Pois é! Exatamente isso.
    Bem do jeito que tu falou fiquei com uma vontade imensa de ler o livro, assim como tu disse que o leitor ficaria vidrado para saber o final, devorei na mesma voracidade sua resenha, bem construída e que deixa o leitor de boca aberta e bolso vazio depois da compra.
    Onde está o link da Amazon que não achei?
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      O link é esse aqui: http://amzn.to/2sYHhek
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Estou super curiosa sobre esse livro e essa é a primeira resenha que leio dele, que me instigou ainda mais a querer ler! Dica anotada e parabéns pela resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sophia, tudo bem :)
      Fico feliz em saber que essa é primeira resenha que lê desse livro. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo o quanto antes.
      Abraços.

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.