0
Geral

O que aprendi em 7 anos de blog

Quando criei esse blog em julho de 2013, não imaginaria que ele continuaria existindo sete anos depois, não imaginaria que teria construído uma comunidade tão grande, que ampliaria tanto meu círculo de amizades e que teria reciprocidade de admiração por tantas pessoas com as quais aprendo tanto. Só tenho a agradecer a todo mundo que lê, que indica, que acompanha e que acredita no Impressões de Maria.
 
Quando criei esse blog não imaginei que um dia teria condições de investir em sua identidade visual e pararia de fazer minhas artes no Paint, ou que teria uma equipe colaborando com a produção de conteúdos, ou que eu iria querer ampliar as discussões daqui para o formato de vídeo.
Hoje não é só o blog que cresce, sou eu que cresço junto com ele. Vou cair no clichê e dizer que é como ver o nascimento e desenvolvimento de uma criança: nos primeiros meses a gente não sabe cuidar muito bem, mas na medida em que vai convivendo, se dedicando com amor e afinco, compreendemos seu ritmo, suas necessidades, e então podemos acompanhar seu crescimento, suas quedas, mas também suas reerguidas, mais fortes, mais espertas, suas caminhadas com os próprios pés. O blog tem dado seus passos e se tornado cada vez mais independente. Que continue assim.
Daqui, quero lembrar alguns aprendizados ao longo desses sete anos:
Aprendi que a aprovação do outro tem que ser posterior à minha.
Aprendi que ler é um ato solitário, mas a leitura é mais rica quando é feita coletivamente.
Aprendi que os suportes nos quais lemos podem mudar, mas o produto lido continua sendo o mesmo.
Aprendi que dinheiro compra muita coisa, mas não experiências reais.
Aprendi que só estou aqui porque não estou sozinha.
Aprendi que o tempo sempre vai ser o melhor professor.
Aprendi que o que faço aqui é um trabalho e que, como tal, deve ser valorizado.
Me conta: o que o blog te ensinou neste tempo em que você está aqui?

Você poderá gostar

19 Comentários

  • Responder
    Bianca Ribeiro
    7 julho, 2020 em 14:21

    Maria, parabéns!
    Te acompanho no twitter a mais tempo do que aqui, mas seu trabalho é muito lindo e seus textos já me ensinaram muita coisa!
    Parabéns pelos sete anos de blog, um dia quero chegar nessa marca também!
    Que seu trabalho cresça ainda mais e que você também possa aprender mais ainda com tudo isso!! ❤️❤️

  • Responder
    Érika Santana
    7 julho, 2020 em 22:00

    Fico tão emocionada em ver sonhos e datas celebrados!
    Conheci seu trabalho na mesma época de uma leitura coletiva de Um defeito de cor e acompanho desde então!
    E você me ensinou a olhar pra vários livros e de vários ângulos diferentes!
    Parabéns por mais essa conquista e que muitas outras venham!!! ❤️

  • Responder
    Alana Moura
    8 julho, 2020 em 00:06

    Parabéns,Maria!! Conheci seu trabalho pelo instagram da Nataly Néri, ela indicou um vídeo seu rs. Fico tão feliz quanso vejo uma mulher preta tendo destaque e falando pra muita gente, que alegria, meu coração fica quentinho. Maria, voa mais meu bem, você merece!!

  • Responder
    Gabriela Harrison
    8 julho, 2020 em 02:13

    Parabéns, Maria! Cheguei a pouco, mas estou naquele clichê de que sonhos se realizam. Ler o seu depoimento é muito motivador.

  • Responder
    Amanda Caroline da Silva
    8 julho, 2020 em 02:40

    Nossa Maria, te acompanhava só no insta faz um tempão e sempre deixava o blog pra "ver depois", mas agora estou acompanhando e me pergunto como demorei tanto, é um prazer ver que tem texto novo, sua escrita é incrível, além de aprendizado eu me sinto falando com uma amiga muito inteligente e íntima!! Parabéns pelos 7 anos de Blog

  • Responder
    cecijia
    8 julho, 2020 em 05:04

    Parabéns, Maria. Você é uma inspiração! Espero que se for isso que tez feliz, continue realizando esse trabalho maravilhoso por muito mais tempo. Nós, seguidoras, agradecemos! <3

  • Responder
    Lucas de Deus
    8 julho, 2020 em 20:13

    Parabéns!!! Eu só conheci o blog no ano passado, quando eu me questionava o pq de poucas pessoas negras falando sobre livros. Foi numa busca no youtube q encontrei o canal do blog. Suas indicações e resenhas de livros são ótimas. Que seu conteúdo alcance ainda mais pessoas! 🙂

  • Responder
    Raquel Gusmão
    8 julho, 2020 em 20:18

    Parabéns Maria!Seu trabalho é incrível conheci ele háuns 3 anos e sou grande fã.

  • Responder
    Maria Eduarda Ferreira
    9 julho, 2020 em 12:32

    Ai Maria, eu sinto uma admiração enorme. o blog é um presente para mim todos os dias! desejo sempre um caminho bondoso e próspero sempre!

  • Responder
    Keila
    10 julho, 2020 em 23:44

    Faz pouco tempo que comecei a te acompanhar aqui pelo blog, mas sei que devo – e quero muito- continuar acompanhando. Seus textos são muito importantes e interessantes, enriquecedores. Seu blog tem me estimulado a aprender e ler cada vez mais! Parabéns pela iniciativa, fiquei feliz em saber da sua história por aqui.

  • Responder
    Giulliana Karla
    12 julho, 2020 em 20:45

    Parabéns, Maria! Eu passei a te acompanhar recentemente no instagram e gosto muito dos conteúdos que você produz, a sua forma de enxergar e viver a literatura, leitura e escrita. Desejos mais e mais anos de vida destes espaços. Você inspira!

  • Responder
    Bárbara Grangeiro Leal
    16 julho, 2020 em 19:40

    Parabéns pelos 7 anos de blog. Já te acompanho pelo Instagram a um bom tempo e adorava as indicações de lá. O blog comecei a acessar agora e tô impressionada com a abrangência e a riqueza de textos, temas, reflexões e indicações. Espero que venham ainda muitos anos desse trabalho excepcional!

  • Responder
    luisadeholanda
    20 julho, 2020 em 12:54

    Acho que tem um tempo que te sigo pelo instagram, creio que por indicação da Nataly Neri. E depois passei a seguir outras contas e perfis de mulheres negras leitoras 🙂 Eu acompanho o blog há pouco tempo. Quando eu era mais nova e vi blogs de literatura, ou até quando nasceram os booktubers, sempre me entristecia não ver pessoas negras falando sobre livros. Até pensei em iniciar algo, mas não tive coragem. Você é maravilhosa por ter prosseguido com seu projeto e inspirar tanta gente. Parabéns.

  • Responder
    Ana Luisa
    20 julho, 2020 em 18:51

    "o que o blog te ensinou neste tempo em que você está aqui?" Bem, eu te conheci pelo youtube e o que eu tenho aprendido por aqui é o valor de compartilhar experiências boas com a leitura e de certa forma o que você disse no seu primeiro post que você compartilhou agora: a importância de se conhecer também o autor. Antes eu lia e nem olhava quem tinha escrito, hoje eu já procuro um pouco mais, tento ir atrás de mais autores negros e tals (seguir pessoas que fazem questão de falar sobre fez MUITA diferença!)

  • Responder
    Jaíne Muniz
    22 julho, 2020 em 16:25

    Que lindo, Maria! Tu é um exemplo de como a nossa caminhada ensina tanta coisa linda pra nossa vida. Conheci seu trabalho pelo instagram da Nataly Neri, e fiquei muito feliz com as suas indicações e seu comprometimento. Sua voz e seu conhecimento de mulher preta ressoam muito comigo. Muito sucesso pra vc!

  • Responder
    Mateus Alves
    22 julho, 2020 em 18:31

    Eu tinha um blog e posso dizer que manter um não é nada fácil, ainda mais um sobre literatura. Todo meu apoio e admiração pelo seu trabalho. Não para não!

  • Responder
    Beatriz Cerqueira Biscarde
    27 julho, 2020 em 01:55

    Parabéns pelo blog! Amei os seus aprendizados, e que venham muito mais!

  • Responder
    Ana I. J. Mercury
    31 julho, 2020 em 02:44

    Oii,
    Que lindo texto.
    Parabéns!
    Ter um blog é ter um filho total aberto pro mundo, né?
    Ainda mais um literário. A gente ri, faz amigos, se emociona, lê muito, se decepciona, mas acima de tudo: aprendi muito com os livros!!!!
    É transformador!
    Depois que criei o meu não me senti tão sozinha. Pra isso valeu demais.
    Muitos sucesso e lindas leituras!
    bjs

  • Responder
    ISADORA LOPES
    1 agosto, 2020 em 02:26

    Parabéns Maria!
    Não conheço a muito tempo o seu trabalho, mas foi uma das melhores descobertas dessa quarentena, tenho ampliado bastante meus horizontes com as suas indicações de leitura. Você está me ajudando a construir uma base de leitura que tenho certeza ser muito importante pra qualquer pessoa. Compartilhar experiências é uma das melhores formas de crescer e por isso tenho certeza que você vai continuar com o sucesso do blog <3

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior