3 livrarias independentes para apoiar nestes tempos de pandemia

julho 09, 2020


Neste momento de pandemia, em que não se pode sair de casa e devemos todos nos proteger e assim proteger aos demais, um dos setores afetados economicamente é o mercado editorial e livreiro como um todo. Muitas livrarias fecharam durante este período e muitas outras se reinventaram e investiram em vendas online.
O que nós, como leitores e consumidores, podemos fazer para ajudar esse mercado durante esse período de incertezas? Acho que algo importante a se fazer é, se possível, compramos de produtores locais e de iniciativas independentes, nesse sentido, no momento de comprarmos algum livro, procurarmos por livrarias independentes e que dependem dessas vendas para se manterem. Outra coisa que pode ser feita é comprar diretamente no site da editora.
Para ajudar nessa busca, trago indicações de livrarias independentes, de partes diferentes partes do Brasil:

Livraria Africanidades
Essa livraria fundada pela bibliotecária e livreira Ketty Valêncio, já apareceu aqui no blog nas indicação de clubes de assinatura. Sediada em São Paulo, seu diferencial é que ela tem um acervo especializado em literatura afro-brasileira e feminista. 
Acesse o site: https://www.livrariafricanidades.com.br/index.html

Livraria Maracá
Esta é uma livraria online especializada em literatura indígena produzida no Brasil. Seu catálogo conta com obras de autores de diferentes povos e regiões e tem como missão ampliar o alcance e visibilidade da literatura indígena e dos saberes ancestrais por meio dos livros, acreditando que eles são agentes transformadores da realidade. A livraria envia para todo o Brasil.
Acesse o site: https://www.livrariamaraca.com.br/loja/

Livraria Taverna 
Esta é uma pequena livraria e editora de Porto Alegre com acervo especializado em artes, humanidades, literatura e publicações independentes. Nesse período a livraria está realizando atendimento online pelas redes sociais e WhatsApp, trabalhando com tele entrega, então se você for de Porto Alegre pode comprar e receber seu livro no mesmo dia e se você não for, receberá pelos Correios.
Acesse o site: https://www.editorataverna.com.br/catalogo-ct-272952

Estas são só algumas das minhas indicações. A editora Boitempo disponibilizou uma lista com muito mais livrarias que estão com atendimento online e se a compra for feito pelos links disponibilizados no post, as livrarias ganham uma comissão e o cliente não paga nada a mais por isso. A editora Todavia também disponibilizou uma lista com mais de 200 livrarias que estão funcionando durante este período, organizada por cidade e Estado, com todas as informações necessárias.

Por fim, mesmo sabendo da importância de apoiar as livrarias e editoras independentes neste momento, se você não tiver condições porque às vezes o preço do livro é um pouco mais caro e preferir comprar pela Amazon que oferece descontos, peço que compre pelo link do produtor de conteúdo que você gosta e quer apoiar o trabalho. Eu sou uma dessas produtoras, então se você puder comprar usando o meu link, agradecerei muito: https://amzn.to/3g7Ge1Q

You Might Also Like

19 comentários

  1. Conteúdo muito necessário. precisamos apoioar pequenos empreendedores e empreendedores locais sempre e neste tempo ainda mais. sem dúvidas esses são meu locais com prioridade para consumo! obrigada, Maria

    ResponderExcluir
  2. Amei essas dicas, eu tenho ficado mais atenta a comprar dos pequenos empreendimentos, das pequenas empresas e isso tem incluído livrarias. Acho que mais que nunca devemos apoia-los e incentivar a leitura. A pandemia os atingirá e causará, como ja tem causaso, muito impacto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo post! Eu não conhecia nenhuma dessas livrarias. E sobre o link da Amazon eu fiz isso no último livro que eu comprei :)

    ResponderExcluir
  4. Eu compro de uma livraria independente da cidade ao lado da minha, eles tem uma delicadeza com a entrega, a desse mês veio com cartão postal fofo, mas eles sempre mandam um recado, às vezes é sobre o livro, às vezes é a música que estava tocando quando o livro foi embalado, muita atenção e carinho. Infelizmente às vezes é mais caro mesmo, mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  5. Que legal as indicações de livrarias. Acho muito importante ressaltar que o nosso consumo precisa ser consciente,ajudando quem,de fato,precisa e merece. Darei uma olhada na listagem das editoras também. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Maria, texto necessário. Costumo comprar livros em sebos porque sai mais em conta rs, ou em promoção relâmpagos, porém, acho fundamental nesse período caótico apoiarmos as pequenas livrarias. Visitei os links, e fiquei encantada com a livraria Maraca, ótimas indicações!!

    ResponderExcluir
  7. Barbara Grangeiro Leal16 julho, 2020

    Boa! Eu tô apoiando uma livraria independente da minha cidade, que está na lista da editora boitempo.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post,extremamente necessário apoiar as livrarias nesse momento.

    ResponderExcluir
  9. Siiimmm! É importante apoiar as livrarias e caso vá fazer compra online use os links para apoiar quem produz conteúdo!

    Não veio a hora de poder ir numa livraria e andar tranquila ❤️

    ResponderExcluir
  10. Ah, temos que apoiar mesmo! Imagine o mundo sem esse aconchego das livrarias locais?

    ResponderExcluir
  11. Ah, temos que apoiar mesmo! Imagine o mundo sem esse aconchego das livrarias locais?

    ResponderExcluir
  12. Jaíne Muniz22 julho, 2020

    Obrigada pelas dicas! Essa pandemia mudou completamente a nossa forma de se relacionar e de consumir produtos. Mas é realmente muito importante continuarmos a apoiar essas livrarias independentes para que elas possam continuar existindo depois que isso tudo passar.

    ResponderExcluir
  13. Eu trabalho em uma livraria e posso dizer que esse momento é triste pelas várias lojas que fecharam desde o início da pandemia. Comprem livros físicos e, se puder, em lojas físicas. Assim, você contribui para a continuidade desse mercado.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Só conhecia a sua última indicação. Adoro livrarias independentes!

    ResponderExcluir
  16. Esses dias comprei dois livros na amazon, estavam na promoção. E pensei muito sobre a questão das livrarias e das editoras durante a pandemia e essa luta desigual... Na semana seguinte noticiaram que o Jeff Bezos ganhou 13 bi em um único dia. Isso é absurdo, me deixa bastante mal. Gostaria muito de poder comprar sempre da editora ou de uma livraria independente, mas ainda não tenho condições pra isso.

    ResponderExcluir
  17. Oii,
    ótima dica mesmo!
    Vou deixar seu post salvo e quando eu for comprar algum, entro nessas livrarias.
    Tô relendo mais os livros antigos, já que só dois novos para ler, e tô economizando, porque não quero ir ao sebo comprar kkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Conteúdo importante nesses tempos tão complicados que estamos vivendo. É essencial dar suporte às livrarias independentes, precisamos incentivar o consumo consciente.
    Costumo comprar de muitos sebos pela questão do preço, mas acredito valer a pena gastar um pouco mais quando é para incentivar negócios tão importantes.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e vamos conversar!

Seguidores GFC

Total de visualizações