0
Geral

Enfim, capivaras- Luisa Geisler


Enfim, capivaras, de Luisa Geisler, conta a história de quatro amigos de dezesseis anos que decidem que vão desmascarar um amigo em comum que tem a mania de mentir. Essa decisão se deu porque a última mentira contada simplesmente não tinha como ser verdade: ganhar uma capivara como bicho de estimação. É assim que os amigos Léo, Nick, Zé Luis e Vanessa vão bater de surpresa na casa de Dênis, apelidado de Binho, esperando que ele confesse a mentira. O que eles não esperavam é que Dênis inventaria a desculpa de que  a capivara dele havia sido roubada/fugido, o que leva a turma toda a ir em busca do animal pela cidade.

O livro é estruturado em doze capítulos que são construídos como listas que vão diminuindo à medida que a história avança, em uma narrativa que intercala as vozes dos quatro amigos que desconfiam de Dênis, que não tem voz na narrativa. Assim, cada capítulo é narrado do ponto de vista de um personagem diferente.

Ambientada na Chapada da Pytuna, cidade do interior de Minas Gerais, a aventura dos amigos em busca da capivara perdida começa por volta das seis da tarde de uma sexta-feira e termina por volta das seis da manhã de sábado. Desse modo, por um lado o tempo da narrativa não é muito longo, mas por outro, o livro foca bastante na apresentação e caracterização das personagens, que mesmo sendo amigos, são bastante diferentes entre si: Nick tem um visual punk e andrógino, não se encaixa nos rótulos de gênero e por isso precisa esconder muita coisa. É a melhor amiga de Léo. Vanessa veio de Porto Alegre, está há apenas três meses na cidade. Léo tem uma irmã mais nova, é filho do fazendeiro mais rico da cidade, namora com meninas interesseiras e é o melhor amigo de Nick. Zé Luis é o filho da empregada dos pais de Léo, namora escondido com a irmã deste. Cada um escondendo seus próprios segredos.

Enfim, capivaras é um livro com uma trama bem fechada, sem pontas soltas e com um enredo bem cômico e envolvente, afinal, o leitor, assim como os amigos desconfiados, fica querendo saber se existe mesmo alguma capivara, se Dênis vai confessar que é um mentiroso ou não.

Luisa Geisler acerta em cheio ao optar pela narrativa alternada entre quatro vozes porque é muito interessante saber a visão de cada personagem sobre o mesmo ponto, assim, as perspectivas diferentes acabam fazendo com que este seja um livro bem completo do ponto de vista narrativo. 

É uma ótima leitura para adolescentes que estão na mesma faixa etária, que certamente se identificarão com algum dos personagens, senão com todos, em alguma medida, principalmente porque as preocupações ou vivências são muito aparecidas nesta idade.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros