0
Geral

VOZES NEGRAS

Diante da crise do mercado livreiro e editorial, instalada não apenas no Brasil, estamos buscando outras maneiras para tornar viável a publicação da antologia de contos “Vozes Negras”. Com um mercado literário predominantemente branco e um governo assumidamente racista, seguimos com a missão de criar livros e projetos que tragam representatividade das chamadas minorias; quando falamos em minorias, estamos falando de desvantagem social e não de quantidade numérica, afinal, 56% da população brasileira é negra. O mercado editorial, contudo, não reflete isso. Abaixo, segue um trecho do Carta Capital com dados alarmantes.
“Uma pesquisa publicada em 2012 oferece uma radiografia racial e de gênero do mercado editorial brasileiro. Após analisar 258 romances publicados por três grandes editoras entre 1990 e 2004, o estudo Literatura Brasileira Contemporânea – Um Território Contestado (Editora Horizonte/UERJ)  revelou que 93,9% dos autores publicados eram brancos, 72% do sexo masculino (…) O perfil médio dos personagens dos romances é bastante semelhante: 7,9% dos personagens eram negros e só 5,8% desses protagonistas. As ocupações dos personagens também refletem essa assimetria: 20,4% dos negros eram bandidos ou contraventores, 12% empregados domésticos e 9,2% escravos. Se na ficção a maioria dos personagens brancos morrem por acidente ou doença, nos romances analisados 61% dos negros são assassinados.”
 
Pensando nisso, decidimos criar um projeto de financiamento coletivo para que o livro “Vozes Negras” possa ser publicado ainda em 2019, homenageando, através de histórias curtas de ficção, mulheres negras reais e inspiradoras.

O projeto do livro será Own Voices, o que significa que teremos apenas autoras e ilustradoras negras assinando as histórias e ilustrações do livro (bora fazer girar o black money).

Nossa campanha será tudo ou nada, mas o que isso significa? O livro será publicado apenas se atingirmos ou ultrapassarmos nossa meta. Caso o valor não seja atingido, todos os apoiadores receberão seu dinheiro de volta de forma segura e confiável. O prazo para que essa meta seja atingida será de 60 dias.

Nossa meta será de 15 mil reais. Metade desse valor será para desenvolvimento do livro: diagramação, revisão, capa e gráfica (tanto da versão impressa, quanto digital). Com o restante do valor, pagaremos a ilustradora convidada, ofereceremos um adiantamento para todas as autoras, cuidaremos de todo o material de divulgação (digital e impresso) da campanha.

Caso o projeto seja um sucesso e alcancemos metas estendidas, produziremos brindes especiais para nossos apoiadores e aumentaremos o valor do adiantamento das autoras também.

Se você ainda não conhece o trabalho do selo Se Liga, da Rico Editora, dá uma lida nas informações abaixo pra conhecer a gente melhor!

O selo SE LIGA, da Rico Editora, chega ao mercado editorial trazendo altas doses de representatividade em um formato jovem e atual. Comandado por Thati Machado, o selo é responsável por publicar livros para todos os pilares da diversidade: sexual, étnica, de gênero, de pessoas com deficiência etc, além de obras com viés feminista. #OrgulhoDeSer foi o primeiro título do selo e o livro mais vendido de todo o estande Eu Leio Brasil na Bienal do Livro de São Paulo. Além disso, conta com importantes nomes da literatura e militância, como Jonas Maria, Vitor Martins e Camila Marciano. O selo também publica autores iniciantes que têm algo de importante a dizer através da sua escrita.

creditamos que a empatia é um sentimento capaz de transformar o mundo e queremos que nossos livros sejam capazes de ajudar as pessoas a nutrirem esse sentimento dentro de si. 

Para apoiar o projeto, clique aqui:                                               
                 

Você poderá gostar

4 Comentários

  • Responder
    Clayci
    4 setembro, 2019 em 18:29

    Que projeto maravilhoso, já vou correr atrás de mais informações e compartilhar o link =)

    Sai da Minha Lente

  • Responder
    Michelle Russo
    6 setembro, 2019 em 12:28

    Olá tudo bem, adorei conhecer um pouco da obra e já coloquei na minha lista de compras, porque aprecio conteúdos do tipo, e acredito serem de fundamental importância na literatura!

  • Responder
    Aline Coelho
    18 setembro, 2019 em 09:38

    Não conhecia o projeto e achei ele super interessante e de extrema importância. Desejo sucesso e que ele seja concretizado. Sempre ajudo nesses financiamentos coletivos, mas no momento estou impossibilitada. Mas ficarei na torcida. Sucesso!!!

  • Responder
    Dayhara Martins
    19 setembro, 2019 em 11:41

    Olá Maria, eu tô feliz DEMAIS em ver como esse projeto vem dando certo e as pessoas estão realmente ajudando. Tenho certeza que essa publicação vai acontecer porque ela é mais do que necessária nos dias de hoje.

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior