POR QUE EU NÃO CONVERSO MAIS COM PESSOAS BRANCAS SOBRE RAÇA - RENI EDDO-LODGE

agosto 25, 2019

Em 2014, a premiada jornalista, Reni Eddo-Lodge, escreveu sobre suas frustrações a respeito da forma como as discussões sobre raça e racismo no Reino Unido estavam sendo lideradas por aqueles que não eram afetados por isso. Ela postou um texto em seu blog, com o título: Por que eu não converso mais sobre raça com pessoas brancas.

Suas palavras atingiram em cheio. O post viralizou e chegaram comentários de outras pessoas desesperadas para compartilhar suas próprias experiências. Impressionada com essa explícita necessidade de uma conversa franca, ela decidiu se aprofundar na fonte desses sentimentos. Explorando questões desde a erradicada história negra até o propósito político da dominância branca, do feminismo branqueado até a intrínseca relação entre classe e raça, Reni Eddo-Lodge proporciona uma oportuna e essencial estrutura nova de ver, reconhecer e combater o racismo.

O post deu origem a um livro que foi considerado o livro mais influente escrito por uma mulher em 2017 e nomeado como um dos top 20 livros escritos por mulheres que mudaram o mundo. Reni Eddo-lodge também venceu o Jhalak Prize de livro do ano, o Foyles' Books of the Year e Non-fiction: Narrative award do The British Book Awards. Personalidades como Emma Watson e Brie Larson já se mostraram fãs do livro, compartilhando-o algumas vezes em suas redes sociais e adotando-o em clubes de leitura. Emma Watson, inclusive, entrevistou a autora a respeito do livro.

Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça chega ao Brasil e será publicado, nas próximas semanas, pela Letramento. O livro aborda diversas questões que passam por todos os debates contemporâneos sobre raça, gênero e classe. Reni Eddo-Lodge fala sobre privilégio branco, racismo estrutural e institucional, feminismo negro, interseccionalidade, lugar de fala e diversos outros conceitos presentes em pautas atuais. Com uma linguagem acessível, a autora traz à tona a questão do racismo como poucos livros foram capazes de fazer. Uma leitura atual, enriquecedora e imprescindível.

TRECHO DO LIVRO:
“Eu escrevi este livro para articular essa sensação de ter sua voz e confiança tiradas de você na cara arrogante do status quo. Este livro foi escrito para contrariar a falta de conhecimento histórico e do pano de fundo político que você precisa para ancorar sua oposição ao racismo. Eu espero que você o use como uma ferramenta.

Eu nunca vou me fazer parar de falar sobre raça. Cada voz levantada contra o racismo afasta seu poder. Nós não podemos nos permitir ficar em silêncio. Este livro é uma tentativa de falar.”

Reni Eddo-Lodge é uma premiada jornalista britânica. Ela já escreveu para o New York Times, the Voice, Daily Telegraph, Guardian, Independent, Stylist, the Pool, Dazed and Confused, e New Humanist. Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça é seu primeiro livro.

Não perca nenhuma novidade da Editorial Letramento. Siga a editora nas redes:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Muito interessante o livro. Eu acho importante que a gente aprenda essas questões de raça e racismo com pessoas negras que passam por isso. Quem é branco tem que aprender a ouvir mais.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  2. Estava assistindo ontem um vídeo da Christiane Silva Pinto (fundadora do Afro Googlers e Gerente de Marketing do Google Brasil) e ela estava conversando sobre o papel da mulher branca na luta anti-racista. E agra vejo essa publicação e recomendação de leitura e fico feliz, pois fiquei interessada pela leitura =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    Acho que é uma leitura sempre válida e necessária, principlamente ao abordar sem enfeites a verdade nua e crua, numa linguagem direta. Não conhecia o livro, gostei da dica.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Estou curiosa sobre esse livro, a sociedade apesar de falar que não, mas tem sim preconceito e racismo e temos que lutar contra isso. Parabéns pelo post vou ler o livro com certeza ansiosa para o lançamento. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, amei conhecer esse livro pelo seu post e é ótimo saber que ele está chegando ao Brasil, fiquei bem interessada na leitura pois é sempre bom aprender mais sobre temas como o da obra, especialmente por não ser o meu lugar de fala.

    ResponderExcluir
  6. Achei a proposta do livro essencial! É importante ouvir e ter empatia por quem vivencia as situações, eu sou branca e por mais que queira nunca irei sentir o que negros sentem, mas compartilho da luta contra o racismo e qualquer tipo de preconceito. Amei a indicação!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.

Seguidores GFC

Total de visualizações