0
Geral

Entre 3 Mundos- Lavínia Rocha

Primeiro livro de uma trilogia, Entre 3 Mundos é ambientando no Brasil, mas em uma realidade em que o país está dividido. Acredita-se que existem 3 mundos, sendo eles o mundo mágico, o meio-mágico e o normal.

Seus nomes são auto explicativos: no mundo mágico as pessoas lidam com magia, enquanto no normal, não, e além disso, veem a magia como uma grande aberração, por conta disso, houve a separação do Brasil em Norte e Sul, com o intuito de separar as pessoas normais das que possuíam magia. Cada mundo tem suas características próprias, o mágico, no entanto, é mais desconhecido porque não se tem muitas informações sobre ele nem certeza de sua existência. No mundo meio-mágico, cada pessoa recebe um livro com o personagem que definirá suas habilidades mágicas, assim, a história do livro se torna a história da pessoa.

Alisa é a protagonista. Ela nasceu no Norte, acreditando que era uma pessoa normal, até descobrir que tinha ligação com a magia e por isso foi convidada para viver no segundo mundo, no Sul do Brasil, portanto, longe de sua família. No mundo meio-mágico, Alisa vive nas dependências do colégio no qual estuda, Colégio Ruit, e lá sua turma de amigos é composta por Sol, Dan, Nina e Marco.

A narrativa tem início no primeiro dia de aula do Ensino Médio e um dos assuntos mais falados é o dia da Celebração, o dia em que descobrirão quais são os seus livros e respectivos personagens. No entanto, quando chega a vez de Alisa, algo estranho acontece e seu livro está rasgado e em branco. Triste por essa surpresa inesperada e com muitas inseguranças, ela e seus amigos empreendem uma busca para descobrir quem é sua personagem. No meio dessa busca acabam fazendo uma descoberta incrível, que mudará de forma marcante a vida de todos, principalmente de Alisa.

Enquanto Alisa lida com esse sentimento de frustração por não saber quem é de verdade, começa a lidar com novos sentimentos que estão surgindo entre ela e um dos seus amigos, o que causa alguns desentendimentos entre eles, principalmente porque o medo de falar e acabar com a amizade é maior.

Nesse primeiro livro Lavínia Rocha ambienta bem o leitor na realidade da obra. Os personagens inspiram confiança, são dotados de complexidade psicológica e personalidade própria. Algo muito positivo é que a protagonista é negra, assim com uma de suas amigas e quando são apresentadas como tal, são destacadas características físicas, mas também uma breve discussão sobre a importância de se nomear corretamente e não usar de eufemismos, como acontece quando alguém opta por usar o termo “moreno” ou “pardo”, ao invés de “negro” ou “preto”.

A narrativa em primeira pessoa do ponto de vista de Alisa nos permite adentrar em seus pensamentos e é fácil mergulhar de cabeça na história. Com um enredo bem elaborado, acontecimentos inesperados, aventura e mistério, Entre 3 Mundos é uma leitura muito gostosa de se fazer. É um livro sobre busca de identidade, sobre amizade e sobre descoberta do amor.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros