0
Geral

Três livros para pensar questões raciais

Em outubro o Grupo Editorial Letramento lançou diversos títulos, dos quais destaco três que foram publicados pelo selo Casa do Direito e voltam-se para a reflexão a respeito de questões raciais no âmbito político, histórico e religioso.

O livro aborda a tematização do racismo e das questões raciais no momento que inaugura as possibilidades de interlocução entre sociedade civil e instituições formais do Estado Brasileiro: a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) de 1987-1988. Através do estudo da atuação do movimento social na ANC e do balanço das inclusões e exclusões de dispositivos na Carta Constitucional são apontados os desafios do tratamento da temática pelo Estado brasileiro, tarefa relevante passados exatos 30 anos da promulgação da Constituição brasileira, 40 anos de fundação do Movimento Negro Unificado e 130 da abolição da escravatura no Brasil.
A luta de classes sempre foi objeto de exploração dos mais abastados em desfavor dos desafortunados, o que ao longo do tempo mudou a nomenclatura, mas jamais deixou de ser a escravização dos trabalhadores.
O livro apresenta como são realizados o aliciamento e a libertação do trabalhador, traz as problemáticas do tema e apresenta importante reflexão sobre a criação de políticas públicas que gerem sensibilidade econômica àqueles empregadores utilitários de mão de obra escrava.
Este livro realiza uma análise sobre a escravidão, o racismo e a intolerância religiosa no Brasil. Demonstra toda a violência institucionalizada em um país que apesar de conter a laicidade religiosa em sua Constituição, não pratica o respeito aos povos em diáspora africana. A escravidão deixou marcas que ainda são sentidas por seus descendentes, a inercia e omissão dos poderes, legislativo e judiciário, na proteção da população negra do Brasil, inclusive sua religião. Demonstrar que intolerância religiosa é na verdade racismo, um racismo religioso, compreendido pelo ódio de tudo que é relacionado a cultura negra.

Você poderá gostar

1 Comentário

  • Responder
    Unknown
    5 novembro, 2018 em 12:14

    Obrigada pelas indicações, Maria! Lá vou eu atualizar minha lista de livros pra serem lidos. (:

Deixe um comentário

Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros