0
Geral

Entrevista: Clarice Rosa Rebelo

No próximo domingo, a poeta Clarice Rosa Rebelo lança seu livro, Poemas do Instante, na 25ª Bienal Internacional do Livro São Paulo. Mayra Guanaes entrevistou a autora para conhecermos um pouco mais sobre a relação dela com a escrita.

Como foi a preparação do livro Poemas do Instante?
Foi muito tranquila, eu já tinha vários poemas digitados, foi só selecionar alguns, registrar na Biblioteca Nacional e procurar as editoras. 

Há quanto tempo você se dedica à escrita e quando começou a escrever?
Escrevo desde os dez aninhos, sempre fui muito estimulada a escrever, principalmente poesias nos concursos escolares. 
Qual a sua relação com a poesia? Por que a escolha do poema como gênero?
Eu sempre gostei muito de brincar com as letras como se fossem formar as palavras mágicas para um feitiço especial. Desde muito cedo gostei de cordel e versinhos para crianças, então, as minhas escritas com rimas sempre foram muito livres e espontâneas, sempre gostei muito de rimar e combinar palavras. Poesia sempre foi minha primeira paixão. 

Livro de Clarice Rosa Rebelo
Quem são as suas influências na literatura?
Muitos poetas com certeza, mas gosto muito de fazer uma salada mista lendo Cecília Meireles, Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. 
Você está na metade da graduação em Letras. Como você acha que a sua trajetória no curso se relaciona com a sua produção?
Se relaciona muito bem, fiquei com o olhar mais apurado para poesia e comecei a valorizar muitos outros aspectos na nossa língua portuguesa, na literatura então, é sempre gostoso se aventurar. O curso é muito inspirador, para dizer o mínimo.  

Clarice Rosa Rebelo tem 26 anos, nasceu em São Paulo e estuda Letras na UNIFESP
Poemas do instante é a sua primeira publicação? De que forma se deu o contato com a editora?
Em 2009 fizemos uma publicação menor com outros poemas junto com a José Maria Editores, foi tudo muito simples. Hoje estamos com a Editora Autografia que eu conheci pela internet mesmo, depois de fazer uma boa pesquisa e entrevistar alguns editores. 
Quais as suas expectativas diante desta publicação?
Com certeza incentivar mais pessoas a escreverem e ilustrarem seus próprios livros e inspirar o dia delas com poesia e encanto.
O mundo da literatura não está isolado da sociedade, sendo assim temos uma maioria de autores homens, brancos, heteros e cis, ainda que este cenário esteja começando a mudar. Você acredita que isso teve impacto na sua produção?
Com certeza, é mais comum ver homens nesse cenário, mas acredito que “quem sabe faz a hora e não espera acontecer” então é importante também arregaçar as mangas e produzir cada vez mais, divulgar o trabalho das minorias também vale muito. 
O que te movimenta a escrever?
Eu olho para um objeto, para um sentimento, para um tipo de pessoa e começa a vir na hora a maneira de descrever tudo, aos poucos com o sinônimo certo você faz a rima acontecer e o sentido das coisas aparecer, tudo pode ser descrito de maneira original e que desperte algum sentimento, então o que me move é essa inspiração que vem do inédito que vem de dentro da alma querendo transpor as barreiras do intelecto e virar poesia de papel de verdade, ser lida e encantar o dia de alguém, ter a possibilidade de fazer o outro pensar, sentir e ver o mundo de maneira mais encantadora e feliz.
Você tem alguma dica para quem gosta de escrever e planeja publicar um livro?
Pesquise bem várias editoras antes de fechar negócio, o livro precisa de eventos pra alcançar o maior número de leitores, hoje em dia disputar um lugarzinho na mão do leitor é bem difícil, então, vale a pena investir em uma boa ilustração e em uma boa divulgação virtual, ter fé e sempre escrever mais. 
Informações sobre o lançamento de Poemas do Instante

Você poderá gostar

2 Comentários

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior