0
Geral

Lançamentos da Editorial Letramento

Esta postagem é para divulgar os lançamentos mais recentes de uma das nossas editoras parceiras nesse ano. 
A Letramento é uma editora mineira que foi criada em 2013 e tem um vasto catálogo com mais de 100 títulos publicados e sempre tem novidades para leitores de todos os gostos e idades.
Dos selos da editora o que mais me encanta é o selo Feminismos Plurais que é coordenado pela Djamila Ribeiro e publica títulos de não-ficção que abordam assuntos pertinentes da atualidade, como lugar de fala, encarceramento em massa, empoderamento, racismo institucional… e todos com uma proposta de facilitar o acesso à informação por meio de uma linguagem acessível, preços populares e frete grátis.
“As visões predominantes sobre o racismo costumam tratar o tema como um problema moral ou cultural que deve ser enfrentado, ou pela educação ou por meios jurídicos. É a partir da crítica a esta concepção que o livro “O que é racismo estrutural?” propõe um tratamento mais complexo sobre as relações raciais. “O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida”, diz o autor. O racismo, portanto, é apresentado como decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo “normal” com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares.  Com o didatismo, a síntese e o rigor acadêmico que são as marcas da coleção, o autor procura demonstrar como a raça é um elemento fundamental para a compreensão do Estado, do direito e da economia contemporâneas. Para tanto, além de autores canônicos da teoria do estado, da teoria do direito e da teoria econômica, a obra traz para o centro do debate pensadores e pensadoras do quilate de Achille Mbembe, Stuart Hall, Charles Hamilton, Kwane Turé (Stokely Carmichael), Angela Davis, Paul Gilroy, Walter Rodney, Clóvis Moura, Guerreiro Ramos e Michelle Alexander. Se a intelecção do racismo está no desvelamento dos mecanismos de poder estatal e no ferramental técnico e ideológico do direito, o contrário também pode ser dito: compreender o direito, o Estado e a ideologia em suas relações mais íntimas com a economia faz da análise do racismo uma exigência teórica primordial.”

“Assimetria poética é quase uma autobiografia poética,
Aqui nada é em vão. Cada verso, cada palavra, pulsa o meu coração.
Cada poema, um suspiro, um acréscimo de vida e beleza.
Poesia é comunhão, um elo que cura e liberta.
Um kit de sobrevivência que dedico à todas as minhas alminhas poéticas.”

“Diálogo com Ratos narra a trajetória, abruptamente interrompida do site de notícias NovoJornal, que entra para a história como uma espécie de Binômio ou Pasquim da era digital: muito à frente do seu tempo e disposto a proclamar, alto e bom som, que o rei está nu e é corrupto.”
 
“Um tributo ao talento, à criatividade e à capacidade de superação de nossos animadores pelo que já realizaram e por aquilo que ainda virão a realizar.” Paulo Mendonça – Diretor Geral do Canal Brasil
“O conteúdo de animação, por sua habilidade em dialogar com a infância, desempenha um papel essencial na construção de referenciais identitários, atuando na dimensão simbólica da cultura e, ainda, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor audiovisual como um todo, pois oferta às novas gerações conteúdos audiovisuais ricos e diversificados, assim como personagens e produtos de alto valor.” João Batista Silva – Secretário do Audiovisual
“Essa lista com 100 filmes, ordenada apenas alfabeticamente, foi encaminhada para a Abraccine, que ficou à vontade para acrescentar mais filmes e colocar em ranking. O resultado desse trabalho é o livro Animação brasileira: 100 filmes essenciais, que reúne críticas e ensaios numa obra que que deve ajudar a preservar a história e memória da animação brasileira.” Arnaldo Galvão – Conselho da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.

“Sob o Trópico de Capricórnio narra a história de Daniel, ambientada em um Brasil distópico no ano de 2065. O personagem principal é um homem comum, cultivador de cannabis, que tem seu destino alterado quando é sequestrado por um grupo de insurgentes.
“Comeram e beberam até se sentirem satisfeitos e depois de um grande mutirão de limpeza se espalharam pelo lugar conversando. Daniel preferiu se isolar em um ponto do gramado em que podia ver a lua minguando, quase nova. Ela pouco iluminava as lavouras, mas ele sentia o vento fresco balançar as folhagens em um ritmo que lhe confortava os ouvidos. Fechou os olhos e se iludiu de que os sons conduziam os aromas que ele sentia. Sincronizados, os cheiros também iam e vinham junto com o farfalhar rumo ao norte ou ao sul.”

  
A própria mídia escolhida pelo poeta já é metafórica. Após cumprir a nobre missão de carregar o primeiro alimento do dia para a casa, os papéis de pão receberam, dia após dia, palavras cuidadosamente escolhidas para alimentar tanto os sonhos de quem as datilografava quanto os de quem as lia.
Seja a urgência de um sentimento, a fotografia de um momento fugaz onde a vida realmente acontece, ou mesmo o aroma de um café, tudo isso Marsílio Neville veio registrando e traduzido em palavras desde meados de 2016, escrevendo tudo em sacos de pão.”

Você poderá gostar

9 Comentários

  • Responder
    Patricia FQ
    31 julho, 2018 em 16:53

    Tenho vontade de ler SOB O TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO

  • Responder
    Bianca Ribeiro
    25 agosto, 2018 em 14:09

    Já quero tudo! Esse da "Assimetria Poética " me interessou demais, já tô precisando. Os outros também parecem super legais. Adorei esse post, parabéns!

    Beijos do Unicórnio

  • Responder
    Dayhara Martins
    26 agosto, 2018 em 03:50

    Eu quero muito ler O que é racismo estrutural e acho que os motivos são bem obvios, ne? Fico feliz que a Letramento venha publicando esse tipo de obra tão necessária e que de certa forma coloca um assunto tão importante e quase sempre nao compreendido em pauta.

  • Responder
    Beatriz Andrade
    27 agosto, 2018 em 02:10

    Olá, achei os lançamentos bem interessantes e gostei bastante de todas as capas. Sempre vejo livros da editora com temas atuais.

  • Responder
    Cila-Leitora Voraz
    27 agosto, 2018 em 02:10

    Olá, tudo bem?
    Eu não tenho o costume de ler obras de não ficção, por isso não me identifiquei com as obras destacadas. Mas acho importante o livro sobre o racismo estrutural, poderia inclusive ser adotado em faculdades e até escolas para servir como conscientização e tema de debate.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

  • Responder
    Mari
    28 agosto, 2018 em 21:29

    O Que É Racismo Estrutural me parece ser o tipo de livro que 99,9% das pessoas deveria ler. Já achei interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  • Responder
    Kênia Cândido
    3 setembro, 2018 em 03:52

    Oi Maria.

    Eu não conhecia essa editora e já anotei todos os livros de lançamento. Quero ler todos, especialmente o livro Diálogos com Ratos. A capa despertou meu interesse antes mesmo de ler a sinopse. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

  • Responder
    Kelly Alves
    11 setembro, 2018 em 00:23

    Olá
    Inicialmente nenhum livro chamou a minha atenção, mas vou aguardar suas leituras para tirar conclusões definitivas.

    Beijokas

  • Responder
    Júlio
    16 setembro, 2018 em 23:48

    Boa tarde
    Me interessei pelo animação brasileira: 100 filmes essenciais, pouco se vê sobre animação nacional seja em qualquer meio de comunicação, esse livro deve mostrar um pouco disso, dica anotada.

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior