0
Geral

A cabeça do Santo- Socorro Acioli

A Cabeça do Santo é um romance dividido em três partes, no qual, por meio de uma narrativa em terceira pessoa, conhecemos Samuel, o personagem principal. A narrativa tem inicio com o relato dos dezesseis dias que Samuel levou para percorrer o caminho que fez de Juazeiro do Norte para Candeia, à pé, para cumprir uma das quatro promessas feitas à mãe antes da morte dela, a de que iria atrás de sua avó e de seu pai, que lhe abandonou antes mesmo do nascimento. Os outros pedidos eram que Samuel acendesse velas, uma no santuário do Padre Cícero, outra nos pés de São Francisco e a outra nos pés de Santo Antônio.

Quando finalmente Samuel chega em Candeia, se depara com um povoado pequeno, com aspecto de abandonado: “Candeia era quase nada. Não mais que vinte casas mortas, uma igrejinha velha, um resto de praça. Algumas construções nem sequer tinham telhado, outras, invadidas pelo mato, incompletas, sem paredes”. Quando encontra a casa da avó, esta não é muito amigável, não oferece nem um prato de comida, mesmo vendo as condições em que Samuel se encontrava, pelo contrário, dá indicações de onde ele poderá achar um local coberto para dormir e se proteger da chuva. Já de noite, Samuel vai para onde sua avó indicara, é mordido por uns cachorros no caminho, mas encontra o local. Dorme e acorda no dia seguinte com vozes de mulheres rezando. Samuel acha estranho e sai do local onde está para ver de onde vem essa reza toda, já do lado de fora percebe que passou a noite dentro da cabeça de um santo, uma cabeça gigante que ficava um pouco abaixo de um morro onde estava o restante do corpo. 
O episódio das vozes de mulheres rezando se repete de tarde. Aos poucos Samuel percebe que são mulheres rezando para Santo Antônio, sempre às cinco da manhã e às cinco da tarde, vozes diferentes, mas com algo em comum, o pedido de encontrar um amor e casar. Uma dessas vozes, no entanto, nunca reza, mas sempre canta, em uma voz belíssima e um idioma desconhecido.
Depois de uns dias sozinho na cabeça do santo, Samuel conhece Francisco, um garoto de treze anos que usava o local como esconderijo. Aos poucos os dois vão se tornando amigos e surge a ideia de usar esse dom estranho de Samuel, de escutar as rezas, em prol deles, de modo que na medida em que vão conseguido realizar os pedidos das mulheres que rezam, vão atraindo cada vez mais a atenção das mulheres das cidades vizinhas e Candeia vai se tornando muito movimentada, ganhando cada vez mais vida. Mas este destaque que a cidade vai ganhando não agrada a todos e Samuel começa a ser perseguido. A história de sua família começa a se misturar com a história da cidade.

Achei incrível demais o modo como tudo é bem articulado na trama, não há pontas soltas. Gostei também do fato de ter uma narrativa altamente visual, de modo que é possível visualizar todas as imagens descritas. Além disso, o modo como é exposta a realidade do sertão nordestino, com foco em duas cidades do Ceará, seu aspecto físico e sua forte crença na religião, é feito de um modo muito natural. 
Os capítulos são curtos, a narrativa é fluída e o enredo é criativo, com algumas pitadas de humor, além de apresentar um quê de realismo fantástico. Os personagens secundários desempenham papeis importantes ao longo da trama. É um livro que fala de fé, mas também fala de política.

A escritora cearense Socorro Acioli participou de uma oficina de escrita com o escritor Gabriel García Márquez, em 2006,na qual foram desenvolvidas  as ideias para a concepção deste romance. A escritora também ganhou o prêmio Jabuti de literatura infantil com o livro “Ela tem Olhos de Céu” (editora Gaivota)  em 2013. Atualmente está se dedicando à escrita do segundo volume da série Anabela em Quatro Atos. O primeiro volume é “A Bailarina Fantasma” (Seguinte, 2015).

Você poderá gostar

12 Comentários

  • Responder
    Clayci
    25 julho, 2018 em 14:08

    Meu amigo me recomendou essa leitura várias vezes e apesar de ter essa edição na estante, vou sempre adiando e passando outras leituras na frente.
    Agora lendo a sua resenha vejo que devo dar uma chance urgentemente *_*

    Sai da Minha Lente

  • Responder
    Aline M. Oliveira
    28 julho, 2018 em 05:04

    Oi! Não conhecia o livro ou a autora e adorei saber sobre ele! Amo leituras com o nordeste brasileiro como pano de fundo das histórias, e esta parece ser muito legal! gostei muito da premissa de Samuel ter que sair para cumprir as promessas feitas a mãe, e de toda a aventura que esses caminhos vão proporcionar a ele. Quero muito ler! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com

  • Responder
    Kênia Cândido
    29 julho, 2018 em 19:04

    Oi Maria.

    Achei sua resenha bastante interessante, pois eu não conhecia este livro. Vou adicionar na minha lista de desejados, pois gostei de saber que a história mostra a realidade do sertão nordestino. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

  • Responder
    Faces da Leitura
    31 julho, 2018 em 16:53

    Maria, eu simplesmente amei sua resenha que apresentou este livro que despertou em mim o desejo de lê-lo. Que coisa mais linda essa de Samuel e o garoto realizarem os pedidos feitos nas rezas. A autora Socorro Acioli é demais. Eu li “Ela tem olhos de Céu” que é de uma riqueza impar.

  • Responder
    Carol Oliveira
    31 julho, 2018 em 16:53

    Oie!

    Não conhecia esse livro mais já tinha lido algo sobre a autora! Confesso que não é um livro que eu leria mas sua resenha esta muito boa!

    Beijos
    Carol
    http://www.thereviewbooks.com.br

  • Responder
    Florescendo Livros
    31 julho, 2018 em 20:35

    Olá
    Não conhecia a escritora, mas adorei o enredo do livro sua resenha está muito bem escrita e da para sentir como é especial essa leitura, acho lindo esse dom e a vontade de ajudar realizando as rezas. Quero muito ler em breve!

  • Responder
    Aline Coelho
    31 julho, 2018 em 23:48

    Confesso que hoje em dia não tenho mais o hábito de ler livros com enredos assim, mas lembrei de 'Vidas secas' e 'O Quinze' que li anos atrás e gostei muito. Mas enfim foi ótimo conferir suas impressões. Parabéns pela leitura e incentivo do autor nacional.

  • Responder
    Driely Meira
    5 agosto, 2018 em 17:32

    Oiee ^^
    Eu ainda não li esse livro, e normalmente não sou de ler livros com tramas assim, mas olha…os que eu li eu amei! Saber que não ficaram pontas soltas e que tudo foi muito bem desenvolvido me deixou animada para lê-lo! Anotarei o título aqui e tentarei ler o mais rápido possível!
    MilkMilks ♥

  • Responder
    Garota Perdida nos Livros
    7 agosto, 2018 em 13:51

    Por mais que não seja uma livro que faz meu estilo, sua resenha me despertou curiosidade. Dica anotada.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros.

  • Responder
    Bru Costabeber
    7 agosto, 2018 em 21:47

    Oi Maria,
    Esse não é o tipo de livro que tenho o hábito de ler, mas fiquei muito interessada pela proposta dele e por ser de uma autora que uma amiga vem me indicando muito. Animei muito com a ideia de Samuel ir atrás de cumprir as promessas que fez para a mãe e fiquei intrigada para ver o que ele aprende ao longo do trajeto.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

  • Responder
    Nina Tavares
    16 agosto, 2018 em 12:19

    Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra mas fiquei bem curiosa porque é ótimo um livro que seja nacional e se passe longe dos grande centros, mostrando melhor como é a cultura e cotidiano do interior.
    bjs!

  • Responder
    HOJE É DIA DE LIVRO
    5 setembro, 2018 em 03:54

    Fui lendo sua resenha e ficando cada vez mais interessada na história! Adorei e com certeza vou adquirir para ler! Parabéns pela resenha!

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior