0
Geral

Visita ao Quilombo Brotas

No dia 21 de outubro, tive a oportunidade de visitar e conhecer o Quilombo Brotas, localizado na cidade de Itatiba, em São Paulo.
A visita foi planejada pelos professores da área de Educação, da Universidade Federal de São Paulo, portanto, era voltada para os alunos de Pedagogia, mas os alunos que não eram desse curso e que faziam parte do Núcleo Negro da Unifesp, também foram convidados, o que foi o meu caso.

Chegamos por volta das 11h da manhã e fomos direto para a casa de um dos moradores de lá, com quem a visita tinha sido articulada. Num primeiro momento, fomos recepcionados por esse morador, que nos explicou um pouco da história do quilombo, enfatizando o fato de ser um quilombo urbano e contando um pouco das dificuldades enfrentadas.

Depois, enquanto algumas pessoas do grupo se disponibilizaram a ficar responsáveis pela preparação do nosso almoço, o restante foi fazer uma visita guiada por outro morador do local.
Frente da casa
Conhecemos a casa onde morou tia Lula, a mulher que fundou o quilombo. Ela foi uma ex-escrava, matriarca e mãe de santo, que juntamente com seu marido, depois de libertos, compraram o terreno do atual quilombo. Também conhecemos o espaço onde eram feitas as práticas religiosas. E caminhamos pelo espaço natural. 
Parede onde eram penduradas as canecas nos pregos
Antigamente, por lá passava um rio que era usado para auxiliar nas práticas religiosas, mas depois da construção de um hidrelétrica lá perto e também por ser muito utilizado pelos moradores de lá, o rio foi secando e atualmente só há uma pequena nascente.

Casinha na beira do rio onde eram feitas as práticas religiosas

Depois do passeio guiado, almoçamos e fomos conhecer e conversar com dona Ninha, que é a moradora mais velha do quilombo e neta de Tia Lula. Na conversa, ela contou como eram as coisas antigamente e como as mulheres de lá eram incentivadas por Tia Lula a serem independentes e não se submeterem a nenhum homem. Eram incentivadas a saírem do quilombo para ir à cidade trabalhar, mas se precisassem, poderiam voltar que sempre seriam abrigadas.

Cipós

Antes, o quilombo era afastado da região urbana da cidade, mas em decorrência da expansão imobiliária, atualmente é cercado de casas de ambos os lados, o que evidencia ainda mais sua resistência em uma sociedade que talvez não entenda sua importância histórica.

Sem dúvidas, poder conhecer esse espaço e sua história, foi uma experiência muito marcante e significante para mim e imagino que para os meus colegas negros também. Saber da nossa história e de quem veio antes de nós é fundamental para continuarmos lutando por um mundo mais justo, onde não sejamos julgados por nossa cor. Fato é que enquanto houver racismo, haverá resistência e luta.
Tentativa de foto panorâmica

Se alguém tiver interesse em conhecer mais da história do Quilombo Brotas, tenho algumas bibliografias acadêmicas sobre ele. Só me escrever um e-mail pedindo que enviarei com o maior prazer.

Você poderá gostar

7 Comentários

  • Responder
    Tatiane R. B. Silva
    23 novembro, 2017 em 10:12

    Eu, a pessoa de várias abas, consegui finalmente achar essa aba pra ler. Adorei Mari, até sua tentativa de foto panorâmica. <3

  • Responder
    Patricia FQ
    27 novembro, 2017 em 01:13

    Já morei em Itatiba e nunca tinha ouvido falar do lugar.

  • Responder
    Unknown
    27 novembro, 2017 em 01:13

    Deve ter sido uma experiência inesquecível, Maria! Muito legal ver e saber que existem professores voltados para uma prática fortalecedora/enriquecedora que vai muito além da sala de aula.

  • Responder
    Iara
    14 janeiro, 2022 em 20:55

    Ameiii como é seu email pra saber mais

  • Responder
    Márcia Chaves
    9 agosto, 2023 em 11:48

    Oi, Maria

    Eu estava procurando alguma coisa sobre essa comunidade e encontrei seu blog. Gostaria de receber bibliografias acadêmicas sobre a comunidade, como você colocou. Gostaria de conhecer mais sobre eles. Já trabalhei com várias comunidade quilombolas e tenho um carinho especial. Agradeço a gentileza a que se propôs. Grande abraço.

  • Responder
    Patrícia
    4 janeiro, 2024 em 00:37

    Olá, a dona Lula existe ainda?

    Saudades de qdo frequentava esse lugar!

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior