0
Sem categoria

Mar Grande- Geferson Santana

Mar Grande- As águas que correm para a Baía de Todos os Santos é o romance de estreia do jovem autor, Geferson Santana, publicado pela editora Multifoco. O livro será lançado oficialmente dia 18/02, no restaurante Baian’a Point, às 15h.

Lito, o personagem principal, é uma criança que mora em Beira Mar, um distrito da cidade de Maragogipe, no Recôncavo baiano. Filho de pescador, deseja seguir os mesmos passos do pai, que é contra por querer que o filho estude para ter uma profissão que dê dinheiro, para que seu destino não seja viver na mesma pobreza como ele e sua esposa vivem.

A construção de uma usina hidrelétrica afetou muito a pesca na região e consequentemente a economia local, que é majoritariamente movimentada pela pescaria, de modo que os moradores tiveram que procurar por outras formas de trabalho. As mulheres, marisqueiras e ceramistas, atividades tradicionais, se veem na necessidade de executar trabalhos domésticos nas casas dos mais ricos, muitas vezes para ganhar menos do que o merecido.

Sensível como Lito é, quando não está brincando com seus amigos, aproveita para escrever poesias. Curioso, faz perguntas e aprende muito com sua avó sobre a história da região em que vive, imerso numa realidade em que as religiões de matriz africana se fazem presentes na vida e nas narrativas.

Nesse livro, o autor traz questões que são caras à cultura local, faz uma crítica social ao expor a realidade de pessoas que ainda são exploradas, chama atenção para o tema da sexualidade, que ainda é tabu nas comunidades ribeirinhas, de modo que o final deixa no ar uma curiosidade instigante.

A narrativa segue uma linha de prosa poética com uma leveza que chega a mexer com os sentidos de quem lê. É como se sentíssemos o toque das águas, o cheiro das comidas ou aquela sensação de plenitude quando aprendemos algo novo.
É uma leitura importante para abrir os olhos para o novo, para o outro e outras realidades.
Fica a minha indicação de que mergulhem nesse Mar Grande.

Ficou interessado pelo livro? Compre pela site da editora clicando aqui.
Adicione também na sua estante do Skoob clicando aqui.

34 Comentários

  • Responder
    Manoel Alves (enoua)
    8 janeiro, 2017 em 15:59

    Olá
    Eu desconhecia a obra, mas justifica pelo fato de ser lançamento recente da editora. Eu achei a premissa bem bacana e amo livros com protagonistas jovens ou criança. Sobre a arte gráfica, eu conheço a editora e sei como a mesma trabalha, mas a capa achei bem estranha, enfim…. questão de gosto kkk. Até mais ver
    Bjks

  • Responder
    Luan Sampaio
    8 janeiro, 2017 em 15:59

    Oi, Maria! Tudo bom?
    EU QUASE TIVE UM SURTO AQUI QUANDO VI QUE VOCÊ ERA DA BAHIA, E ESSA LOGO MARAVILHOSA CACHEADA DO SEU BLOG? AMEI! Bom, MARAGOGIPE É PERTINHO DE ONDE EU MORO, achei bastante interessante sobre este livro para eu descobrir mais coisas sobre minha terrinha, vou anotar esta dica, adorei bastante! <3

    Beijos,
    Lu | justificou.blogspot.com

  • Responder
    Maria Ferreira- Impressões de Maria
    8 janeiro, 2017 em 16:02

    Oi, Luan! Tudo bom sim, espero que com você também!
    Sim, eu sou baiana!
    Eu também gosto dessa logo <3
    Se puder ir no lançamento, vá sim! Garanto que você vai aprender bastante 😉
    Beijos.

  • Responder
    Maria Ferreira- Impressões de Maria
    8 janeiro, 2017 em 16:03

    Manoel, sério que você não gostou da capa? Eu achei linda! Principalmente esse tom de azul <3

    Abraços.

  • Responder
    Grazi Moraes
    8 janeiro, 2017 em 23:52

    Oie amore,
    Não conhecia o livro, a capa é um amorzinho.
    Adoro prosa poética e já anotei a dica.
    Beijokas!
    http://www.facesdeumacapa.com.br

  • Responder
    Livros Engavetados
    10 janeiro, 2017 em 01:47

    Oi. Não conhecia esse livro. Achei bem interessante a premissa. A narrativa parece ser muito boa pelos temas que são tratados. Vou aguardar o lançamento e tentar ler.

    Beijos.

  • Responder
    Bru Costabeber
    10 janeiro, 2017 em 01:47

    Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei sua resenha muito interessant e apesar de, confesso, não ser um livro que eu leria por conta própria.
    Gostei de saber que é um livro importante para abrir os olhos.
    Beijos

  • Responder
    fabdosconvites
    10 janeiro, 2017 em 01:47

    Não conhecia o livro e achei legal o fato do autor aproveitar sua obra para não só chamar atenção para problemas locais, como também a vida da região.
    Bjs e sucesso para o autor.

  • Responder
    Estilo Gisele
    10 janeiro, 2017 em 01:47

    Olá,
    Não conhecia o livro, achei interessante a proposta e o fato de ser em prosa poética. Interessante o rumo que o autor toma em falar sobre assuntos tão atuais.
    Beijos
    http://www.estilo-gisele.blogspot.com.br

  • Responder
    Pamela Moreno Santiago
    10 janeiro, 2017 em 17:27

    Olá Maria, tudo bem?

    Não conhecia o autor e tampouco sua obra. Estou bem por fora dos lançamentos desde o meio do ano passado, rs. Mas vou deixar a dica anotada aqui e passá-la para uma amiga que adora este tipo de livros.

    Beijos

  • Responder
    Beta
    10 janeiro, 2017 em 23:59

    Oi, Maria! Obrigada por indicar este livro e este autor. Não os conhecia. Ficarei atenta, embora não seja do estilo que priorizo, achei bem interessante! Abraços!

  • Responder
    Priscila Alexandre
    11 janeiro, 2017 em 21:31

    Já conhecia a editora, mas não conhecia o autor!

    O livro parece ser encantador, não se vê muito uma temática assim tratada com tanta suavidade. Me interessei bastante, pois a emoção parece presente a todo instante.

    Excelente resenha!

    Abraços!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com

  • Responder
    Catharina M.
    11 janeiro, 2017 em 21:31

    Oie
    uau que livro diferente, muito legal, não é o tipo que leio mas vou colocar na lista pois as vezes é muito bom explorar alguma coisa mais diferente e parece ser uma obra muito inteligente

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Responder
    Unknown
    11 janeiro, 2017 em 21:31

    Oieee, nossa o livro já nos ganha pela sinopse! amei a ideia do livro abordar um tema tão cultural, e mostrar a realidade de tantos brasileiros! com certeza quero ler!

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br

  • Responder
    D e s s a
    11 janeiro, 2017 em 21:31

    Boa tarde!
    Confesso que não conhecia essa obra, mas adorei saber que a narrativa é uma prosa, adoro quando leio algo diferente do que estou acostumada. E outro ponto que me chamou atenção é das críticas sociais, gosto bastante de tramas que me fazem refletir.
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

  • Responder
    Catrine
    11 janeiro, 2017 em 21:31

    Ooi!
    Não conhecia o livro, mas confesso que por sua resenha já me encantei por ele.
    Parece ser uma história que retrata muito bem a sociedade, principalmente a local. Amo obras com críticas sociais, só isso já me faz querer ler a obra. Dica anotada!
    Beijoos!

  • Responder
    Salvattore Mairton
    12 janeiro, 2017 em 17:52

    Olá, gostei de como o livro traz tema sociais de uma maneira tão delicada, deixando leitor pensar junto com sua escrita. O livro parece-me aquele que gostariamos de ler em poucas horas.

  • Responder
    Stylist Online
    12 janeiro, 2017 em 21:33

    Olá não conhecia este livro pela maneira de abordagem parece ser bem interessante falar das hidroelétricas e consequências. Beijos

  • Responder
    Unknown
    13 janeiro, 2017 em 00:42

    Oi, Maria!

    Escrevo para agradecer por ter escrito esta bela resenha de "Mar Grande". Tem sido uma grande parceira desse projeto. Saiba que foi uma honra convidá-la para escrever a contracapa.
    Aproveito para agradecer pelos excelentes comentários de seus leitores. Espero que realmente gostem do livro.

    Grande abraço!

  • Responder
    Unknown
    13 janeiro, 2017 em 02:03

    Oi, tudo bem?

    Ainda não conhecia a editora, mas já gostei do lançamento. Adorei a premissa do livro, muito interessante e gosto de livros que trazem critica social, principalmente em uma determinada situação do nosso país. Muito sucesso no lançamento. o/

  • Responder
    Unknown
    14 janeiro, 2017 em 13:27

    Mas que obra linda, ainda retratada aqui na Bahia e numa cidade que eu super conheço que é maragogipe
    Poesia baiana é linda demais e eu aposto que irei adorar esse livro

  • Responder
    Unknown
    15 janeiro, 2017 em 16:54

    Eu acho tão bonito quando um autor escreve um livro enaltecendo de alguma fora o local onde vive ou determinada região. E em forma de poesia e prosa, fica ainda mais belo.
    A história me pareceu muito leve, muito boa, amei.

    Beijo.

  • Responder
    Licavargas
    15 janeiro, 2017 em 16:54

    Achei a premissa bem interessante, e por se passar na Bahia, trazendo questões da cultura local me deixou mais curiosa para ler o livro. Não conheço o estado, mas minha mãe morou um tempo por lá na juventude e fala coisas incríveis, então quero muito conhecer… E ler é estar um pouquinho mais perto né?
    Entrou para a lista 🙂
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

  • Responder
    Unknown
    15 janeiro, 2017 em 16:54

    Não conhecia a obra ou o autor, mas o que acho incrível de ler livros nacionais, é de como a gente passa a conhecer mais sobre a cultura e problemas sociais de um local, tudo isso escrito em uma obra. Gostei bastante do enredo e principalmente do personagem Lito, parece uma pessoa bem legal e também fiquei curioso para saber como alguns obstáculos vão ser superados. Espero futuramente poder ler.
    Trouxa do Livro

  • Responder
    Wesley Ítalo
    15 janeiro, 2017 em 16:54

    Oiê Maria, tudo bom?
    Antes de qualquer coisa, gosto muito do seu blog e acompanho sempre seus pots no Instagram, parabéns!
    Quanto ao livro, ele tem um enredo muito interessante e com discussões extremamente importantes para nós. Nunca tinha visto nenhum livro com essa temática, o que me chamou bastante atenção. Levantar temas como sexualidade e religiões de matriz africanas me deixou muito curioso pra conhecer o livro, pois não são discutidos com tanta frequência na literatura principalmente essa última. Beijos!!

    http://www.facesemlivros.com

  • Responder
    Poesia na alma
    16 janeiro, 2017 em 00:34

    Oi
    Conheço a editora, foi onde lancei meu primeiro livro, mas, infelizmente, ainda não conhecia o livro e nem o autor. Gostei bastante da abordagem me questão e pretendo ler. Aprecio a prosa poética ^^

  • Responder
    Beatriz Andrade
    16 janeiro, 2017 em 00:34

    Eu não conhecia o livro mas gostei bastante da premissa, achei a capa muito bonita, dá um ar de clássico para a obra.

  • Responder
    Michele Lopez
    16 janeiro, 2017 em 12:25

    Olá,
    A premissa da obra e os temas abordados me chamam bastante a atenção.
    É muito bonito ver que o autor escreveu sobre determinada região com esmero e fiquei intrigada para saber mais sobre esse final instigante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  • Responder
    Unknown
    16 janeiro, 2017 em 12:25

    Oi Maria. Tudo bem?

    Achei linda a capa desse livro e super interessante a temática dele. Falar sobre temas tão atuais, tais como descaracterização das comunidades ribeirinhas e o quanto alguns se aproveitam dessas situações é muito interessante. Já anotei a dica e se possível lerei. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

  • Responder
    Krisna Carvalho
    17 janeiro, 2017 em 14:28

    Maria, tudo bem?

    Achei muito interessante a ideia do livro. Já anotei na minha lista de desejados, ia colocar no skoob tbm nas não o encontrei cadastrado lá.

    Beijos e obrigada pela dica.
    Leitoras Inquietas

  • Responder
    Morgana Brunner
    17 janeiro, 2017 em 14:28

    Que postagem mais incrível menina! Fiquei encantada com o livro e espero um dia também ter a oportunidade de realizar a leitura, parabéns pela resenha.
    Beijinhos da Morgs!

  • Responder
    Nathalia Simião
    18 janeiro, 2017 em 00:53

    Olá!
    Achei bem interessante sua resenha. Gosto muito quando essas críticas sociais estão presentes no livro e gosto mais ainda quando um autor resolve mostrar essa parcela da população que poucos dão atenção. A única coisa que me deixa um pouco incomodada é esse tom de prosa poética citado por você pois dificilmente consigo ler livros com narrativas assim :/ Mas de resto, gostei bastante.
    beijo

  • Responder
    Ana Caroline Santos
    18 janeiro, 2017 em 21:44

    Olá, tudo bem? Não conhecia o autor e achei o tema proposto mega interessante, porém o meu problema iria começar com a questão de prosa poética. Não sou fã e teria uma certa dificuldade de lê-lo. Deixo como uma leitura aberta para futuramente.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

  • Responder
    Viviana
    22 janeiro, 2017 em 00:16

    A proposta do livro é bem interessante, gostei da premissa, por se tratar de questões de cultura e criticas sociais. Gosto de leituras assim, alias, estou adquirindo gosto de leitura do tipo.

    Beijos

    Viviana

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior