0
Sem categoria

Exposição O Mundo de Tim Burton

Desde o dia 04 de fevereiro está acontecendo em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), a exposição O Mundo de Tim Burton.
No dia 14 de fevereiro estive lá conferindo a exposição na companhia de dois amigos e trago para vocês um relato da minha experiência.

Os ingressos foram comprados no local e pegamos a sessão das 17h. Quando a fila das 16h, que estava enorme, começou a entrar, já foi organizada uma fila para o horário das 17h, então é bom ficar atento a essas organizações de fila.

A exposição começa no segundo andar e desce para o primeiro. Passamos por uma porta que ilustrativamente representa a boca de um monstro e subimos uma escada iluminada com luz vermelha. Quando chegamos no segundo andar, damos de cara com uma instalação giratória que intercala diversas expressões do Jack e com diversos desenhos do Tim Burton ao longo de todo o andar.
Para descer, a descida pode ser feita pela escada ou por um escorregador! A maior parte das pessoas foram pelo escorregador. Mesmo estando de vestido, resolvi me aventurar e é imensurável a sensação de volta à infância por pelo menos alguns segundos.

No andar de baixo se encontra a maior parte da exposição. Lá vemos como os temas dicotômicos: terror/humor, comédia/grotesco são elementos indissociáveis do estilo de Tim Burton e como há pequenos detalhes que lhe são característicos, como a costura em seus desenhos.
É uma exposição muito rica, que faz uso dos mais diversificados meios, como maquetes, quadros, desenhos, instalações, vídeos e acervo pessoal para despertar sentimemtos variados ao percorrermos cada sala.
Dá para adentrarmos um pouco mais no mundo maravilhoso do Tim Burton e nos encantarmos com sua multiplicidade, que além de cineasta, também é escritor, ilustrador e fotógrafo.

Eu gostei muito que alguns de seus textos tinham tradução. Não é todo mundo que é fluente em inglês.
Um amigo esperava que fosse mais interativa, não seria ruim, mas isso não tira nenhum mérito da grande experiência que é poder conferir a exposição, que não pode ser fotografada.

Local: Museu da Imagem e do Som/SP
Datas: 04.02.2016 – 15.05.2016
Valores: R$6 inteira, R$3 meia. Grátis às terças-feiras.

Na entrada da exposição. 

4 Comentários

  • Responder
    Unknown
    23 fevereiro, 2016 em 21:23

    Olá!!
    Uma pena que a exposição não é tão interativa! Mas eu sou suspeita, acho que ia amar até uma exposição de posteres do Tim Burton, sou apaixonada pelo trabalho dele desde pequena, quando vi Edward Mãos de Tesoura. Infelizmente eu me mudei de são paulo no meio do ano passado, to bem longe da exposição, espero que venha para minha cidade também!
    um abraço!
    Pan
    Pan's Mind

  • Responder
    Unknown
    23 fevereiro, 2016 em 21:23

    Olá!
    Quero tanto ir na exposição do Tim Burton!
    Ainda não consegui comprar ingresso, pois não sou de SP e nas vendas online esgotam muito rápido. Mas ainda tenho esperanças..rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

  • Responder
    DESBRAVADORES DE LIVROS
    23 fevereiro, 2016 em 21:23

    Essa exposição parece estar maravilhosa. Tim é simplesmente genial; ele sabe como trabalhar os mais diversos elementos de maneira harmônia e inovadora. Podemos perceber isso em seus filmes.
    Ótima postagem.

    Devido ao ataque hacker sofrido pelo blog, voltamos com novo nome e layout. Venha conhecer! Desbravador de Mundos – Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

  • Responder
    Tamires Marins
    24 fevereiro, 2016 em 10:57

    Oieee, tudo bem?

    Deve ter sido uma experiência incrível, né? Eu não costumo ver os filmes do Tim, não é muito meu estilo, mas o cara arrasa quando o assunto são essas coisas fantasiosas, né? Mesmo não curtindo muito esse universo eu iria na exposição se fosse de SP só para apreciar a parte visual, que deve ser linda!

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior