0
Sem categoria

Leo Vieira: Desonestidade Intelectual


Uma polêmica que tem afetado o campo da blogosfera são as resenhas prontas e definidas por imposição do leitor e/ou editora. Isso ainda vem acontecendo e o pior de tudo é que o próprio leitor percebe. Existem assessores literários conveniado com as editoras que possuem várias resenhas positivas e cuidam do repasse das mesmas através de blogs e outros canais de divulgação. Nesse aspecto a propaganda enganosa começa a alimentar a falsa ideia de que um livro desconhecido é bom. O pior de tudo é quando a controvérsia começa a pesar para quem foi ludibriado a isso. Portanto é muito importante que o blogueiro não caia nessa, senão a sua reputação estará em queda.
Fique sempre atento quando as propostas oferecerem livros, brindes e outras promessas de presentes. Nesse mesmo ritmo o autoritarismo vai começar a surgir levemente, até o ponto do blogueiro não ter mais o que questionar.

Poste somente a verdade em suas resenhas.
Leo Vieira

Acompanhe a campanha de incentivo à leitura “Leia + Livros”, do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

10 Comentários

  • Responder
    Ariane Reis
    19 janeiro, 2016 em 02:48

    Oie Leo =)

    Em seis anos de blog, nunca permitir que editora ou autor determinasse o que eu ia escrever. Infelizmente tem gente que se "vende", o que realmente é uma vergonha.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  • Responder
    Tamires Marins
    19 janeiro, 2016 em 02:48

    Oi, Leo, tudo bem?

    Nossa, jura que existe isso de assessor literário?
    Eu acho que o blogueiro tem que tomar muito cuidado! Eu prezo muito a minha credibilidade como blogueira! Meus leitores leem minhas resenhas e esperam sinceridade. Isso é o mínimo que posso dar pra eles.

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

  • Responder
    Danina Novaes
    19 janeiro, 2016 em 02:48

    Leo, eu estava pensando sobre isso esses dias. Eu não entendo porque certas pessoas se dispõem a ler por obrigação, ler livros que nunca pegaria numa prateleira de um livraria. As pessoas precisam ser mais sinceras consigo mesmas para ser sinceras com os outros.

    beijos

  • Responder
    DESBRAVADORES DE LIVROS
    19 janeiro, 2016 em 02:48

    Realmente: os bons blogs não podem cair nessa de apenas resenhas positivas para agradar editoras.

    Desbrava(dores) de livros – Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

  • Responder
    Sil
    21 janeiro, 2016 em 18:58

    Olá, Leo.
    Eu falo o que realmente achei do livro nas minhas resenhas. Se tiver que perder parceria por isso, fazer o que. Mas já aconteceu comigo de uma editora que eu era parceira vir com um monte de coisas que eu tinha que colocar na resenha e cortei a parceria e já aconteceu também de autor vir reclamar porque eu falei que não tinha gostado da leitura. Acho o cumulo isso. Mas não vou enganar os leitores igual já vi muita gente fazendo por ai. E a credibilidade do blog fica onde?

    Blog Prefácio

  • Responder
    Leo Vieira
    24 janeiro, 2016 em 22:13

    Obrigado pelo comentário, Desbravadores. Um blog ganha notoriedade pela qualidade e honestidade nas resenhas. Por mais que um livro seja ruim, ele deve ter seus altos e baixos e isso não pode ficar omitido nem deturpado. É algo muito ofensivo para os leitores seguidores do blog.
    Grande abraço,
    Leo Vieira

  • Responder
    Leo Vieira
    24 janeiro, 2016 em 22:20

    Oi, Nina! Obrigado pelo comentário. Infelizmente, alguns blogueiros se deixaram levar pelo lado negro da mercantilização literária. Em troca de livros, brindes e até dinheiro, são capazes de propagar um marketing mentiroso e desonesto sobre livros que nem mesmo merecem leitura. Eu já deixei de seguir alguns blogs por conta disso. Fiquem atentos e não deixe um trabalho bonito ir por água abaixo. Não mintam para os seus seguidores.
    Grande beijo,
    Leo Vieira

  • Responder
    Leo Vieira
    24 janeiro, 2016 em 22:24

    Oi, Tamires! Tudo bem. Obrigado pelo comentário.
    Continue assim e faça sempre um bom texto ressaltando defeitos e qualidades dos livros que chegarem até você. Seus leitores merecem honestidade em primeiro lugar.
    Beijos,
    Leo Vieira

  • Responder
    Leo Vieira
    24 janeiro, 2016 em 22:33

    Oi, Ane. Obrigado pelo comentário.
    Isso tem aumentado porque as editoras têm notado o poder de influência e marketing que os blogueiros literários têm com os leitores e também autores. Só que as editoras querem fazer do jeito delas e não é assim que a coisa funciona.
    Blogueiros fazem um trabalho honesto com amor e alegria. Não se pode chegar e persuadir para que minta e diga apenas que o livro é bom e merece leitura. Algo como as rádios e programas de televisão fazem com artistas por influência comercial das gravadoras.
    Blogueiro que se vende está denigrindo anos de trabalho de qualidade.
    Beijos,
    Leo Vieira

  • Responder
    Leo Vieira
    24 janeiro, 2016 em 22:43

    Oi, Sil. Obrigado pelo comentário.
    Você está certa. Nesses casos, alguns pontos podem ser frisados antes de fechar parceria:

    1- Saber a sinopse e gênero literário do autor.
    Exemplo: É um romance erótico sadomasoquista de um milionário com uma ninfeta sem graça e você odeia essa temática. Nesse caso, pense antes se vai aceitar o desafio.

    2- Saber se o parceiro está disposto a receber uma resenha honesta.
    Exemplo: O livro, mesmo que seja horrível tanto no enredo quanto na qualidade textual, você deixa claro que irá ressaltar os pontos ruins de uma forma mais cordial possível.

    3- Se ele não gostar da resenha, ele pode optar pela mesma não ser publicada.
    Porém, o livro e material dado não será devolvido, porque a sua parte foi feita.

    Beijos,
    Leo Vieira

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior