0
Sem categoria

Clarice, uma biografia- Benjamin Moser


“Clarice,” é a biografia de Clarice Lispector escrita por Benjamin Moser. Uma biografia completíssima, que vale muito a leitura. Tão completa que até Carolina Maria de Jesus é citada.

O livro é dividido em 45 capítulos não muito curtos mas também não muito longos e em cada um descobrimos uma Clarice frágil, misteriosa, determinada. Uma Clarice que carregou por toda vida a culpa pelo que aconteceu com sua mãe, uma Clarice com uma grande dependência psilógica.

Achei bacana que o livro não aborda só a vida da autora, mas também o contexto histórico da época de seu nascimento, tudo que sua família teve que passar até conseguir chegar ao Brasil e tudo o que ainda tiveram que aguentar mesmo estando no Brasil. É quase uma aula de História em alguns momentos, especialmente quando Moser relata a situação dos judeus e é revoltante e doloroso ter consciência do quanto o ser humano é desprezível por ser achar superior a uma raça quando na verdade somos todos humanos e só isso deveria bastar: “De 1921 a 1922, 1 milhão de pessoas morreram de fome na Ucrânia. Em 1922 Quisbuing estimava que, dos 3 milhões de judeus do país, o número de judeus que sofrem fome e doença é menor do que 2 milhões”.

“Um áspero cacto” é o título do trigésimo primeiro capítulo. É um dos mais curtos do livro e foi um dos que mexeu muito comigo. Nele, Moser fala sobre o dia em que Clarice, após tomar um monte de remédios para dormir, pega no sono com um cigarro acesso e provoca um incêndio em que fica gravemente ferida com queimaduras de terceiro grau.

É um livro que vale muito a pena ser lido. Foi a primeira biografia que li, me despertou o interesse no gênero.

O livro ficou parecendo um arco-íris, cheio de post-its coloridos. Então, para não ficar só em minhas palavras, deixo aqui algumas das citações.

“Ela se debateria ao longo de toda a vida entre a necessidade de pertencer e a tenaz insistência em manter-se à parte” *(p.22)

“(…) O que importa na vida é estar junto de quem se gosta. Isso é a maior verdade do mundo”. (p.245)


” Às vezes no amor ilícito está toda a pureza do corpo e alma, não abençoado por um padre, mas abençoado pelo próprio amor”. (p.436)



“Uma pessoa simplesmente não pode sobreviver sem ceder um pouco de sua liberdade e aceitar os laços necessários que a unem aos outros”. (p.510)


*A numeração das páginas citadas são referentes ao livro da edição pocket.

11 Comentários

  • Responder
    devorador de letras
    11 agosto, 2015 em 16:23

    Bom dia,

    Não conhecia esse livro e com certeza gostaria de ler, mas o tamanho assusta um pouco, não li nada da autora ainda, mas leria sim esse livro…abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

  • Responder
    Soraya Abuchaim
    13 agosto, 2015 em 04:00

    Eu tenho esse livro e nunca o li, mas adorei a sua resenha. Acho que vou tira-lo da prateleira rs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

  • Responder
    Sil
    13 agosto, 2015 em 04:00

    Infelizmente esse não é um livro que eu leria. Não gosto de biografias e nem de livros de história, por isso acho que não leria. Mas para quem gosta da autora e de livros do gênero, deve ser um prato cheio.

    Blog Prefácio

  • Responder
    Jeni Viana
    13 agosto, 2015 em 04:00

    Oi! Tudo bem?

    Caramba, gostei da resenha. Nunca vi esse livro em lugar nenhum e confesso que, assim como o Marco Antonio que comentou acima, fiquei um pouco assustada com o tamanho do exemplar. Mas pelos quotes que destacou e pelos comentários, acho que a leitura deve ser realmente bem válida.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros – docesabordoslivros.blogspot.com

  • Responder
    Gislaine
    14 agosto, 2015 em 22:28

    Oii, tudo bem??? Nunca fui de ler biografias, mas li um livro que envolvia autobiografia, mas ficção também e curti bastante e sabe que fiquei interessada em ler outros. E este parece bem legal, ainda mais por ter o contexto histórico 😉
    Um beijão http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

  • Responder
    Unknown
    14 agosto, 2015 em 22:28

    As citações são maravilhosas. Não conhecia o livro, agora entrou pra lista do: ainda vou ler, rs. Seguindo, bjks.

    http://borboletasdegelo.blogspot.com.br/

  • Responder
    Nathalia Silva
    15 agosto, 2015 em 01:16

    Essa biografia pra quem é fã da Clarice Lispector deve ser um prato cheio né? Só pelos quotes da pra ter um gostinho desse livro. Super concordo com os quotes, principalmente com o último.

    beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

  • Responder
    Jaque Costa
    20 agosto, 2015 em 14:24

    Uau Maria seu blog é muito legal e útil!! Parabéns muito talentosa! By: Jaque

  • Responder
    Fan de Carolina
    6 setembro, 2015 em 02:47

    Clarice é tão grande e tão plena que ele não precisava explodir seus preconceitos [racismos?] em cima de Carolina Maria de Jesus, a também escritora brasileira.

  • Responder
    karina macedo
    15 setembro, 2015 em 14:57

    A edição pocket é com folhas brancas?

    Beijos!

  • Responder
    Maria Ferreira- Impressões de Maria
    17 setembro, 2015 em 14:42

    Não, as folhas são pardas.

    Beijos.

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior