0
Sem categoria

Tira Teima Literário

Esse popular sistema que flagra as ações duvidosas de jogadores de futebol e também dos cavalos na corrida também se aplica na literatura. Isso porque quando escrevemos, nem sempre vamos acompanhar o andamento da história somente pela ótica do narrador. Existem diversos personagens que estão em ação contínua paralela com o protagonista. Neste caso, o autor deve ter atenção para não deixar um determinado personagem no vácuo. Existem situações em que um personagem simplesmente “dorme no ponto” e depois no momento decisivo ele aparece do nada. Isso é incoerência literária.
Quando for tirar o personagem de cena, o autor deve deixar subentendido o que ocorreu fora de cena, seja como for. Os personagens inseridos devem estar em harmonia como se fossem uma engrenagem. Isso deixa a história tão interessante e sustentável quanto um enredo paralelo.
Como treino, antes de escrever, desenvolva os enredos paralelos separadamente. Depois, organize os argumentos, frisando em alguns personagens. E nunca deixe de revisar.

5 Comentários

  • Responder
    Unknown
    30 julho, 2014 em 23:31

    Oi! Adorei a matéria! Uma boa dica pra quem ta escrevendo! Realmente tem muitos livros em que alguns personagens ficam esquecidos e, saber organizar isso é muito importante!
    Ah, eu amei o seu blog e já o segui! Se puder dar uma passada no meu, ficarei muito grato! Abraços!
    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

  • Responder
    Kel Araujo
    31 julho, 2014 em 00:39

    Adorei o tira teima literário. Dica super válidas

    beijos
    Kel
    http://www.porumaboaleitura.com.br

  • Responder
    Leo Vieira
    31 julho, 2014 em 03:41

    Oi, Kel. Obrigado pelo comentário. O seu blog é muito interessante. Bjs!

  • Responder
    Leo Vieira
    31 julho, 2014 em 03:41

    Obrigado, Markuz. O seu blog é muito bom. Parabéns!

  • Responder
    Unknown
    2 agosto, 2014 em 22:09

    Oii, achei a matéria muito boa!! Ótimas dicas. Acho super importante desenvolver os personagens secundários, alguns são extremamente importantes para o desenrolar da história, e é horrível quando o personagem desaparece e depois do nada reaparece e o leitor fica sem entender nada.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

Deixe um comentário

Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros Livros sobre mães