0
Sem categoria

Resenha “Azaleia vermelha”- Anchee Min


Sinopse Skoob:
“Ousando romper o tradicional tabu chinês contra a discussão de sentimentos sexuais em termos explícitos e analisando de forma tão corajosa o modo como o Partido intervinha na vida privada e afetava as bases emocionais das relações humanas, Anchee Min fez a literatura chinesa dar um salto gigantesco. E, conferindo a seus personagens uma dimensão simultaneamente erótica e política, ela criou uma obra contemporânea com importância e um poder de atração verdadeiramente universais. Em parte o livro pode ser lido como um testemunho cru, em parte comoum drama épico e em parte como um encantamento poético”.

“Apaixonar-se é algo tão poderoso que nos faz esquecer quase todo o resto, até mesmo de fazer revolução. Em vez de  querer lutar e destruir as coisas, quer-se encontrar a paz e celebrar a vida. Como o  Partido sabe que as pessoas apaixonadas não estão mais inteiramente sob seu controle, seus líderes sempre temeram profundamente o amor”- Anchee Min, 1993

“Azaleia Vermelha” é uma autobiografia de Anche Min, na qual ela relembra os momentos mais marcantes de sua vida, desde seus cinco anos até sua vida adulta. O livro é dividido em três partes, sendo que na primeira nos conta como foi sua infância, nos apresenta sua família e vemos como foram seus anos na escola, período no qual foi líder da Pequena Guarda Vermelha, durante a Grande Revolução Cultural.

Desde muito pequena, Anchee se mostrava muito responsável. Com apenas cinco anos, já cuidava de si mesma e dos três irmãos, enquanto seus pais tinham que trabalhar o dia todo. Consequência da influência que o Partido exercia na vida das pessoas, todos eram obrigados a acatarem suas ordens e seguir os ensinamentos do presidente Mao.

Na segunda parte, Anchee nos conta como foram os anos em que teve que trabalhar na Fazenda Fogo Vermelho. Com apenas 17 anos, foi destacada para servir nessa Fazenda, trabalhando na lavoura. Um trabalho realmente penoso, cansativo, pesado. Foi durante essa fase de sua vida, que Anchee viveu a experiência central do livro: um envolvimento amoroso com sua superior, Yan. Não que elas sentissem atração por mulheres, mas porque o corpo falou mais alto. claro que esse envolvimento foi mantido em segredo, caso fossem descobertas, seriam seriamente punidas. As coisas começaram a se complicar quando despertam a atençaõ de Lu, vice de Yan que estava querendo ocupar o seu cargo.

A terceira parte do livro, é a que Anchee tem a chance de mudar sua vida: é escolhida para fazer um teste para a escolha da personagem principal de um filme. há outras garotas com quem tem que competir, passa por poucas e boas sofre humilhações e não consegue esquecer Yan. Foi julgada por seu passado, mas mesmo assim, chamou atenção de um homem influente, o Supervisor, pessoa importante, que deu um novo sentido a sua vida.

No final, fiquei muito satisfeita. A Anchee consegui superar seus problemas, que não eram fáceis de serem resolvidos, uma vez que eram problemas que envolvia política, mas ela obteve grande êxito, saiu de um país totalitário e foi para os Estados Unidos.

Me interessei pelo livro porque queria conhecer um pouco mais sobre a história da China e este livro me ofereceu esse conhecimento. Gostei muito do livro, da narrativa e da forma como o amor foi exposto pela autora: um amor puro, sem malícia e principalmente, sem preconceitos.

12 Comentários

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior