0
Sem categoria

Resenha “Água para elefantes”- Sara Gruen

Esta resenha foi escrita originalmente para o blog em que colaboro, o Refúgio das Palavras da Iasmim Cruz e se vocês quiserem podem ver minha resenha lá, aqui. Não costumo postar aqui as resenhas que escrevo para lá, mas esta em especial, eu quis trazer para cá.

Quando se fala em “Água para elefantes”, tem-se que pensar nas seguintes palavras: Velhice, desespero, circo e perdição”.

Jacob Jankowski é um senhor que não sabe se tem 90 ou 93 anos. Mora em uma casa de repouso com outros idosos e recebe a visita da família uma vez por semana. Aos olhos das enfermeiras, se vê como um velho que não é levado á sério, mas uma delas, Rosemary, passa a lhe dar atenção especial.
Com 23 anos, Jacob recebeu na faculdade, a notícia de que seus pais haviam morrido em um acidente de carro. Sem dinheiro e totalmente desnorteado, abandonou a faculdade, na qual cursava veterinária e saiu sem destino. Encontrou em seu caminho um trem e sem pensar, pulou no trem em movimento. Só depois descobriu que aquele era o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
No circo, muita coisa não era o que aparentava ser: Homens eram jogados para fora do trem durante a noite, o chefe não dava pagamento para os empregados…
Jacob foi contratado para cuidar dos animais e ficou submetido ao Tio Al, o dono do circo e á August. Este segundo era casado com Marlena, a estrela do número com cavalos.
Mesmo indo quase á falência, o Tio Al comprou uma elefanta, Rosie, e depositou nela a esperança de que ela traria bastante dinheiro para o circo. Foi difícil treiná-la, mas num trabalho conjunto de Jacob, August e Marlena, conseguiram ensinar algumas coisas para ela. Rosie é realmente uma elefanta encantadora e muito esperta. Impossível não se afeiçoar a ela.
Inevitavelmente Jacob e Marlena se apaixonaram e no início reprimiram esse sentimento por ela ser a mulher do chefe, mas após um acontecimento, todas as coisas mudaram.
A narrativa do livro é intercalada, ora narrando o que se passa na casa de repouso, ora narrando as lembranças das coisas que aconteceram quando Jacob trabalhava no circo.
Em um fim de semana que Jacob aguardava a visita da família para leva-lo em um circo que se instalou perto da casa de repouso, acontece algo que ele não imaginou que pudesse acontecer.

Este livro também foi adaptado para os cinemas com Robert Pattison no papel de Jacob e Reese Withersppon como Marlena. Sugiro que assistam ao filme após ler o livro, para que o filme funcione como um complemento; até porque o livro é sempre mais completo.

9 Comentários

  • Responder
    Nicole Regiane
    12 janeiro, 2014 em 23:24

    Eu ja queria ler esse livro agora com a sua resenha to LOUCA pra ter ele, parabens e sucesso flor

    Beijo Beijo,
    http://a-damadecopas.blogspot.ca/

  • Responder
    Irreparável
    13 janeiro, 2014 em 00:42

    Tenho esse livro, mas não consegui ler. Acho que porque vi o filme antes e tenho sérios problemas de ler depois que vejo os filmes.
    Em todo o caso, ver sua resenha me lembrou que ainda quero MUITO conseguir ler.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

  • Responder
    Denise Crivelli
    13 janeiro, 2014 em 02:49

    Ola
    curti a resenha, quero ler esse livro a um bom tempo mais ainda não consegui e nem assisti ao filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  • Responder
    Soraya Abuchaim
    13 janeiro, 2014 em 14:52

    Oi, linda!
    Eu não li esse livro, apenas assisti o filme, e foi muito emocionante.
    Acho que eu me debulharia em lágrimas se o lesse hahaha
    Adorei a foto!
    Beijos
    Meu Meio Devaneio

  • Responder
    Anônimo
    13 janeiro, 2014 em 15:05

    Eu estou esperando comprar o livro, ler e só depois assistir o filme haha.
    Seu blog é lindo ^^
    http://espacobaguncado.blogspot.com.br/

  • Responder
    Maria Silvana Santana
    13 janeiro, 2014 em 16:22

    Oiee, vim visitar 😉
    Menina, tenho esse livro aqui há tempo, contudo ainda não o li, mas depois da resenha irei colocar ele mais a cima na minha lista de leitura.

    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ~~♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

  • Responder
    Fernanda Bizerra
    14 janeiro, 2014 em 22:32

    Oi.

    Peguei este livro para ler na casa da minha irmã, mas a leitura não fluiu, mas acredito que seja porque não estava conseguindo ler nada quando o comecei.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

  • Responder
    Unknown
    16 janeiro, 2014 em 23:52

    Amo essse filme, mas não acho que vá gostar do livro, ótima resenha!

    Beijos.
    Lara – whoisllara.com

  • Responder
    Unknown
    19 janeiro, 2014 em 01:50

    Eu já chorei vendo o Filme se eu eu ler o livro acho vou morrer kkkk

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior