0
Geral

Sorte no Azar- Lilian Carmine

Sorte No Azar pode parecer um livro previsível, com um romance adolescente típico, elementos mágicos e circenses, além de ataques de fofura resultados da constante presença de gatos e cachorros, mas esconde uma pretensão muito maior da autora. 

 No romance, após um prefácio lúdico e misterioso, Lilian Carmine nos apresenta Mia, que divide seu tempo entre a escola, os livros, os animais e seus donos que frequentam o petshop acima de sua casa, local onde Mia trabalha durante a semana. Sua paixão e fissura por gatos acaba colocando em risco a vida de Lucky, nome dado pela protagonista ao gatinho que atravessou a rua despreocupadamente, hipnotizado pelo chamado de Mia, quase sofrendo um atropelamento.
A partir daí, a autora nos dá diversas dicas e curiosidades sobre o comportamento felino. A entrada de Lucky no romance e na vida de Mia traz um tom mais cômico, leve e mágico à narrativa, já que o bichinho parece seguir a protagonista por todos os lugares e nenhuma porta trancada consegue impedi-lo. Lucky também  traz consigo uma atmosfera de suspense, no momento em que Mia imagina conversar com uma versão personificada do felino durante as noites que passam juntos.
A intenção de Lilian Carmine, entretanto, é bem mais significante do que um simples romance de uma garota que ama animais. Durante toda a narrativa, através dos diálogos de Mia com os demais personagens de sua convivência, encontramos situações com as quais as mulheres devem lidar todos os dias. A protagonista, embora não explicitamente, é uma feminista de carteirinha e cumpre o papel de alertar o leitor dos absurdos e injustiças que envolvem a figura feminina, já que o tão familiar machismo nem sempre é percebido com clareza. Embora sonhe com o namorado perfeito, Mia não deixa a exigência de sua independência para trás, e faz questão de deixar isso claro para todos os garotos que se aproximam dela. 

Embora não nos traga grandes ações ou reviravoltas, não explore bem todo o universo mágico construído no prefácio e nos primeiros capítulos, e pudesse abusar um pouco mais do suspense, a história de Mia pode abrir nossos olhos para o absurdo de diversas situações e falas do cotidiano, que podem passar despercebidas por serem tão comuns e frequentes. O livro vai conquistar todos aqueles que amam aos seus bichinhos, através de uma história de amor leve que consegue transmitir uma mensagem necessária para a adolescência contemporânea.

Compre o livro na Amazon clicando aqui.

Você poderá gostar

3 Comentários

  • Responder
    Anônimo
    20 janeiro, 2018 em 14:32

    Que legal ver um livro pra alcance juvenil tocando nessas temáticas, mesmo que de formas indiretas.

    Aline

  • Responder
    Inês de Cássia
    28 janeiro, 2018 em 18:10

    A resenha, de forma rápida, conseguiu me fazer imaginar o ambiente e suas personagens. Parabéns Tiago Valente!

  • Responder
    Palabritas ajenas
    19 fevereiro, 2018 em 04:30

    Hola Maria! juro que cuando vi la portada me imaginé un libro de terror. No me llama la atención la historia pero me gusta mucho leerte.
    Beijos.

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior