Novembro é sempre um mês muito corrido para mim porque é final de semestre na faculdade, o que significa que passarei por muitas avaliações, sejam em formato de provas, seminários ou entregas de trabalhos. E também é um mês recheado de eventos, principalmente por conta do dia da Consciência Negra. O que esses dois fatos têm em comum: o modo como vou me organizar para garantir um bom desempenho nos estudos, sem contudo, deixar de ir nos eventos.
Vou divulgar aqui três eventos que me interessaram e que pretendo estar presente em dois deles. Todos com entrada gratuita.

Do dia 10 ao dia 15 acontecerá a FLUP- Festa Literária das Periferias, que já está em sua 6ª edição e acontece no Vidigal, no Rio de Janeiro. A programação está super diversificada e conta com mais de 40 autores nacionais e internacionais. Gostaria muito de ir, mas não vou conseguir. Quem sabe na próxima edição. Mas, sem dúvidas, é uma 
A programação pode ser conferida no evento do Facebook e no site.

Do dia 16 ao dia 18 acontecerá a FlinkSampa, Festa do Conhecimento e Cultura Negra, que está em sua 5ª edição. Esse ano será realizada em um local diferente dos anos anteriores, a Faculdade Zumbi dos Palmares, próximo da estação Armênia do metrô.
O homenageado desse ano é o escritor Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”. E como se para unir o útil ao agradável, ele é um dos autores estudados na aula de Tópicos de Literatura Brasileira, que estou cursando esse semestre. Além dele, estão na programação literária nomes como Elisa Lucinda, Jarid Arraes e Conceição Evaristo, dentre muitos outros.
Se eu pudesse, estaria presente nos três dias, mas só tenho certeza que pretendo estar presente no dia 17.
Essa vai ser a segunda vez que participarei do evento, a primeira foi em 2014, quando conheci a autora Cristiane Sobral.

No dia 18, das 12h às 20h30, acontecerá o III Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo, com o tema “Literatura Negra em Foco”, no espaço cultural da Sociedade Santos Mártires, no bairro do Jardim Ângela, zona sul e periferia de SP. A programação está composta por quatro mesas de debates, intervenções artísticas e feira de livros e pode ser conferida no evento do Facebook. Já adianto que a programação está linda e que pretendo estar presente para todas as mesas. Evento gratuito.

3 Comentários

  1. Oi Maria.

    Os eventos que você apresentou são bem interessantes e é uma pena eu não morar perto, pois eu estaria lá para prestigiar. Como você que pretende estar presente em dois eventos, depois traz novidades deles.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá...esses eventos são ótimos, pena que na minha cidade nunca tem nada :(

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eventos super interessantes e que eu gostaria de poder participar. Principalmente o congresso - pena que é muito longe para mim...
    tenho que dar uma pesquisada se na minha região tem algo desse estilo (se tiver não é muito bem divulgado e talvez só na capital que, embora não seja tão longe nem sempre dá para conciliar a ida até lá).
    Espero que você consiga participar dos eventos sem se atrapalhar nos estudos - assim tem o melhor dos "dois mundos"
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.