0
Geral

Ler para as crianças e seus benefícios

Incentivar o hábito da leitura desde cedo nas crianças é uma das formas mais eficazes de formar leitores. Além disso, a leitura traz diversos benefícios para elas: ajuda no desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da linguagem e conhecimento do mundo.

Pude observar isso por experiência própria. Tenho um primo que está com cinco anos e desde os dois, sempre que tenho oportunidade, leio ou conto uma história para ele. É maravilhoso ver o quanto ele aprende e se desenvolve com isso. Sempre fico impressionada quando peço para ele me contar a mesma história com as palavras dele ou quando ele repetia uma passagem marcante. Ele já conhece o alfabeto, os números e sabe escrever e soletrar o próprio nome.

É de extrema importância que na hora de escolher um livro para ler para a criança, se leve em consideração a idade dela, pois é um fator importante para que a história seja melhor entendida e os aprendizados sejam efetivos. Outro ponto importante é dar preferência para livros amplamente ilustrados porque isso ajuda a criança a conhecer melhor os personagens e a entender melhor o que está sendo contado, como também reconhecer quando aparecer em outros momentos.
Foi estabelecida as fases de desenvolvimento psicológico das crianças, que não entrarei à fundo aqui, mas que gostaria de deixar registradas porque ter elas em mente, pode ajudar no mento da escolha do livro ler.
São divididas em cinco:
pré-leitor (até mais ou menos os 5 anos),
leitor iniciante (a partir de 6/7 anos)
leitor-em-processo (a partir de 8/9 anos),
leitor fluente (a partir de 10/11 anos) e
leitor crítico ( a partir de 12/13 anos).
Quando a criança aprender a ler, mais ou menos na fase do leitor iniciante, entre os 6/7 anos, ainda é importante que se leia para ela, para que haja um estímulo e mesmo depois, na fase do leitor-em-processo, é bom acompanhar e continuar incentivando esse hábito, ainda mais nos dias atuais, em que há uma concorrência muito grande com as tecnologias.
O banco Itaú tem um programa chamado Itaú Criança que permite a solicitação, via internet, de livros infantis para serem lidos para as crianças. Além dessa ação, também forma voluntários e os leva para mediar leituras para crianças aqui no Brasil, na Argentina, no Chile e no Uruguai.
Os livros desse ano já podem ser solicitados. Clique aqui para ser redirecionado ao site do Itaú e saber mais.
Agora quero saber de vocês! Leem ou já leram para uma criança? Como foi a experiência?

Referência bibliográfica: Artigo “A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança”, de Eline Fernandes de Castro, no site Meu Artigo Brasil Escola. Acessado em 01/10/2017.

Você poderá gostar

6 Comentários

  • Responder
    Livros Românticos
    9 outubro, 2017 em 12:35

    Esse programa do Itaú é incrível! Realmente é importante insentivar os pequenos a ler desde cedo. Infelizmente, nao tenho convívio com crianças, apesar de ter bastante primos na faixa de 1 a 10 anos,as não convivemos. Sempre posso presenteio alguma com um livro pra algum deles.

    Raíssa Nantes

  • Responder
    Lary Zorzenone
    9 outubro, 2017 em 12:35

    Oi Ma
    Eu busco sempre ler para o Miguel. Ele tem vários livrinhos. Tem um, feito pra hora do banho, que ele pega, senta comigo e ele me conta a história do jeitinho dele. É a coisa mais fofa do mundo. Ele sempre me vê lendo, vê meus livros, os livrinhos dele… Se depender de mim, terei mais um leitor morando aqui.

    Vidas em Preto e Branco

  • Responder
    Pandora
    9 outubro, 2017 em 12:35

    Passei quase 11 vivendo a experiencia de ler para crianças entre 1 e 3 anos e posso dizer que é MARAVILHOSO! Adorei esse post, você disse coisas nas quais acredito, valorizo e amo fazer!

    Jaci
    Pandora e Sua Caixa

  • Responder
    Michelly Santos
    9 outubro, 2017 em 12:35

    Oi Maria!
    Adorei vc ter levantado esse assunto tão importante que é a formação de um leitor. Tenho vontade de falar sobre isso mas preciso me informar melhor antes de escrever alguma coisa, por exemplo, não sabia dessa classificação que você mencionou. :/
    Beijos!

    Mais Uma Página

  • Responder
    Catrine
    10 outubro, 2017 em 12:30

    Ooi
    Que post ótimo!
    Tenho somente uma prima presente no meu dia a dia, que só vive no celular vendo vídeos, de 4 anos. Busco incentivar ela a ler, nem que seja olhando para um livro qualquer e inventando a história – já que não tenho livros infantis. Kkkkk que surjam novos leitores! ❤️

  • Responder
    Fabiana Scola
    11 outubro, 2017 em 03:13

    Não tenho filhos mas tenho um afilhado ainda bebe,já comprei livrinhos infantis pra quando ele começar a reconhecer as figuras quero estimulá-lo muito. Mesmo de pequena minha mâe me incentivava a leitura, mas eu achava massante, pouco atrativo, me dava sono e hoje consigo achar o maximo, pena ter perdido tanto tempo,mas tudo acontece no seu tempo.

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior