Dias das Crianças e nada melhor do que indicar livros para os pequenos.
A seleção foi baseada no que tenho lido ultimamente em matéria de livros infantis.
Espero que gostem. Para ler as resenhas, basta clicar nos títulos dos livros.

Nesse livro, a autora traz a história de Malik, que é uma criança que faz parte de uma família de pais separados e ainda não sabe lidar bem com isso.
O livro pode auxiliar crianças que passam pela mesma situação do personagem e ainda vai mostrar que o modelo de família como se conhece está ultrapassado.
Leitura indicada para crianças a partir de 5 anos.
Juntamente com Alice, Maria e Guilherme, o leitor vai conhecer a lenda africana da princesa Aqualtune, uma princesa do Congo que foi trazida ao Brasil como escrava, e além disso, vai poder ver o quanto a questão da identidade é importante para as crianças.
Leitura indicada para crianças a partir de 12 anos.
Uma história muito sensível sobre a rotina de Tainá e sua avó Anita, além de abordar questões como racismo e estética negra.
Leitura indicada para crianças a partir de 12 anos.
Poemas divididos em cinco grandes temáticas: Capoeira, Congado, Jongo, Orixás e Vissungos. O que possibilita conhecer essas temáticas.
Leitura indicada para crianças a partir de 10 anos.
Uma boa introdução para quem tem interesse no assunto. O leitor conhecerá os mitos dos doze orixás mais conhecidos no Brasil.
Leitura indicada para crianças a partir de 11 anos.
“Lavíniae Árvore dos Tempos”/ “Lavínia e a Magia Proibida”- Lucinei M. Campos Esses são os dois primeiros livros da série Lavínia, que este ano comemora três anos do lançamento do primeiro livro, no qual conhecemos a personagem central, Lavínia, com nove para dez anos de idade e sua rotina um tanto quanto solitária, tendo somente um amigo e sua rotina nada agradável na escola, onde é sempre importunada pelas meninas de sua classe. Até que um dia ganha uma fada homem e sua vida se enche de aventuras.
Leitura indicada para crianças a partir de 10 anos.
Vocês já conheciam algum destes livros? Conhece algum que acha que pode ser do meu interesse, me indica?

4 Comentários

  1. Oi Maria
    Eu já li a história linda da Lavínia. O Miguel está numa faze muito inquieta, então quase não consigo ler pra ele, mas eu tento, e como tento. Ele só não vai gostar de ler se realmente não for pra ser. Sempre que eu estou lendo, ele pega um livrinho dele pra ler também. Hoje chegou meus livros da coleção Itau Social. Vou ver se leio um pra ele hoje a noite.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia A neta de Anita e adorei. Gosto desses livros infantis que trazem a questão do racismo. Acho tão importante a leitura desses livros pelos pequenos. Os demais livros também me parecem importantes nesse sentido.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. "Pq o papai nao mora com a gente?" deve ter uma temática um tanto pesado, sou filha de pais separados e nao conseguia entender pq meu amigos tinham pai, mae e irmaos e eu nao, isso é muito complicado conforme a idade. Se eu tiver a oportunidade de ler, certamente farei, gostaria de ver a visao da autora perante esse drama infantil.

    ResponderExcluir
  4. nossa, adorei as dicas que vc trouxe... é dificil eu encontrar livros infantis que traem representatividade negra, acho ideal para trabalhar com meus alunos... anotei todas as dicas :D
    bjs...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.