Este livro é uma antologia organizada pela blogueira e autora, Thati Machado, e reúne oito contos distintos, cada um escrito por uma blogueira. O que eles têm em comum é a forma como cada um destaca algo que esteja relacionado com blogar, com o universo da blogosfera, seja um blog de viagem, de literatura, de moda, um canal no Youtube e assim por diante.
Achei fantástica a ideia dessa antologia porque nós, blogueiros literários, não temos muitos livros que falem sobre o que fazemos e com isso conseguimos identificar nos contos situações semelhantes  que já vivenciamos ou que almejamos vivenciar.

As blogueiras que fazem parte dessa antologia e seus respectivos blogs são: Mariana Mortani (MágiaLiterária), Larissa Azevedo (Burn Book e Lari Azevedo), Raffa Fustagno (AMenina Que Comprava Livros), Thati Machado (Nem Te Conto), Adrielli Almeida (OQue Tem Na Nossa Estante), Thays M. De Lima (Thays M. De Lima), Mari Scotti (Coração de Papel e Literatura Nacional BR) e Teca Machado (Casos, Acasos e Livros e Livros da Teca).

Achei que o livro começa muito bem com o conto “Arrisque-se”, escrito pela Mariana Mortani. A história é sobre uma blogueira do Rio de Janeiro chamada Bárbara que é convidada para fazer a cobertura do lançamento de uma nova série da Netflix em Londres e depois entrevistar os dois protagonistas. Esse foi um dos pontos altos de sua carreira como blogueira e está muito feliz com esse reconhecimento. Logo no primeiro dia ela conhece Peter, um inglês misterioso que se dispõe a apresentar alguns pontos da cidade para ela e aos poucos os dois vão se conhecendo melhor.
O conto trabalha bastante com a questão do quanto as pessoas famosas se expõe numa rede social e muitas vezes não conseguem separar a vida pessoal da profissional. Gostei muito desse conto e da escrita da autora. É um conto maduro, bem desenvolvido, com um pouco de suspense que prende o leitor e com um final inesperado.
“Nada nem ninguém é apenas uma coisa, tudo possui dois lados”. (Conto da Mariana Mortani)
Outro conto que gostei bastante foi “Segredos da Valentina”, escrito pela Thati Machado. A protagonista é Valentina, uma youtuber famosa que após denunciar o assédio de um ator, começa a receber ataques e ameaças à sua vida. Para reverter essa situação, contrata os serviços de uma assessora e a partir daí as coisas começam a melhorar. Esse conto, além de ser bem articulado no espaço-tempo, trabalha com assuntos atuais como machismo e relacionamento homoafetivo, também mostra o papel que os influenciadores digitais podem desempenhar na vida de seus seguidores.

“TT”, escrito pela Adrielli Almeida, é um conto super leve e engraçado. Uma blogueira impossibilitada de ir pessoalmente entrevistar um grupo de K-pop que veio ao Brasil, incumbe a irmã dessa tarefa, mas nada saí como o planejado. O final é muito fofo.
“Ele jamais seria o meu pecado. Ele fazia parte da minha redenção”. (Conto da Thays M. de Lima)
Teve um conto que apesar da importância do tema, não consegui me sentir tocada e os diálogos deixaram a desejar, eram poucos críveis. Outro conto, por ser totalmente fantasioso ficou difícil encontrar alguma coisa que fizesse sentido nele, além de tudo acontecer muito rápido, termina de modo abrupto.Tem um em que o assunto principal é a busca desenfreada pela fama e as loucuras que uma pessoa pode fazer para consegui-la.
A qualidade de um conto para o outro varia bastante, mas há contos para todos os gostos. Para aqueles que gostam de fantasia e aqueles que sonham em poder viver na história de algum livro, para aqueles que amam viajar, para aqueles que gostam de assuntos mais sérios, como depressão, por exemplo, ou aqueles que gostam de saber da rotina de um youtuber famoso.

Eu li na versão digital, mas vi um vídeo que mostra como a edição física está muito bonita. Assista aqui.

Clique na imagem
O livro pode ser adquirido na versão digital na Amazon ou na versão impressa no site do blog Nem te Conto.

24 Comentários

  1. Estou bem curiosa para fazer esta leitura e sua resenha me deixou bem esclarecida quanto aos contos. Com certeza, sempre existe um que nos conquista mais fácil e outros que não nos envolvemos mesmo, mas ainda assim, sei que vou devorar todas as páginas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria!

    Fiquei muito feliz em saber que gostou do meu conto, Arrisque-se! Você conseguiu ressaltar pontos que eu gostaria que os leitores prestassem atenção, então amei o que escreveu!

    É uma pena que nem todos os contos foram de seu agrado, mas, como você bem disse, há contos para todos os gostos, né? :)

    Super beijo,
    Mariana Mortani
    youtube.com/magialiteraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana. Obrigada pelo comentário. Gostei demais do seu conto! <3
      Sim, tem contos para todos os gostos.

      Excluir
  3. Olá!
    Achei bem bacana a proposta desse livro. Até hoje eu não li nenhum livro escrito por youtuber ou blogger, mas achei esse bem interessante, por trazer conteúdos variados e de várias autoras. Adorei a resenha e a indicação. Vou deizar adicionado na lista...
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Já li outras resenhas sobre esse livro e amei a proposta dele! Tenho certeza que deve ser uma leitura maravilhosa! Vou atrás dele para comprar e pode realizar a leitura dele logo, até porque a curiosidade está matando!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    A capa realmente é linda.
    Eu estou nesse mundo dos blogs a pouco tempo, sou colaboradora de um blog. Adoro escrever resenhas, para mim é um escape da pressão cotidiana. É entretenimento, uma coisa que gosto de fazer. Acho que não gostaria de transformar isso em negócio, obrigação.
    Acho que até seria legal entender melhor como funciona esse mundo, mas não é um tema que desperta meu interesse no momento. Mas vou anotar a dica para referência futura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Também achei fantásticaaa a proposta da antologia!!
    Não vejo a hora de realizar a leitura, e tenho certeza que irei me identificar.Sem contar que, pelo que disse sobre esses contos, também abordam temas importantíssimos. :)

    ResponderExcluir
  7. Resenha direta e bem direcionada... Parabéns!!! Amei o conjunto da obra e concordo quando você diz​,que tem gosto para todos os estilos!!! Segredos da Valentina me prendeu e ficou com um gostinho de quero mais..

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Realmente, as blogueiras têm muita história pra contar. Parabéns à todas.
    Beijos,
    Leo Vieira
    antroliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo.
      Sim, as histórias que os blogueiros têm para contar daria um livro, rs ;)
      Beijos, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  9. Olá!

    Não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro ainda, mas achei bem legal ! É ótimo que as editoras estejam incentivando e valorizando mais os blogueiros, isso é muito importante , um incentivo a mais para nós.

    Quero ler e prestigiar todas!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jess.
      Obrigada pelo comentário.
      Seria ótimo se as editoras de fato enxergassem melhor a literatura nacional e os blogueiros, não é caso nesse livro, é uma publicação independente, mas que merece ser publicado por uma editora, isso sem dúvidas.
      Abraços.

      Excluir
  10. Oiii tudo bem??

    Nunca imaginei que fossem contos e menos ainda escrito por blogueiras, imaginei algo bem diferente.
    Adorei sua resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu amei a capa, e acho que deve ser uma leitura bem bacana para nós, blogueiras 😁 Fiquei curiosa sobre alguns contos específicos, gostaria de ler para descobrir mais ❤

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu conheço e sou parceira de duas das auroras presentes nessa antologia. Gosto muito de histórias que se passam no universo da blogosfera e por isso estou empolgadíssima para fazer essa leitura, espero que logo, logo. Tenho muita curiosidade para saber como serão as histórias e seus desenvolvimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thayenne.
      Acho que você vai gostar. Espero que consiga lê-lo logo mais.
      Abraços.

      Excluir
  13. Eu tenho problemas com antologias, dificilmente consigo ler tão rápido quanto imagino que posso e acabo abandonando o livro por melhor que sejam as histórias, para melhorar resenhá-los é sempre uma missão quase impossível... rs... Já tinha visto essa edição e parece ser realmente bem interessante, concordo que é dificil encontrar algo que fale do nosso dia a dia como blogueira, por isso daria uma chance para a leitura do livro..

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  14. Eu acho olhei para esta capa e me apaixonei por ele.e sou apaixonada pela tathi só de saber q ela está envolvida já me fez deseja-lo
    Ando viciada em contos e espero ler este em breve

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou bem curiosa.
    A cada resenha que leio sobre o livro, penso em colocá-lo na minha pilha para ler ainda esse ano. Adorei saber mais detalhes sobre a edição.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla.
      Coloque sim! É super rápido de se ler e acho que você vai gostar :)

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Acompanhei o lançamento e as divulgações sobre o livro afinal sigo uma das blogueiras escritoras. Desde que soube da existência do livro fiquei bem interessada. Que bom que tem contos para todos os gostos. Adorei e com certeza dica mais que anotada. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria!
    Estou com o ebook desse livro em casa para ler e bastante curiosa, pois acho a premissa muito bacana. Acho que é justamente a questão de os contos e as qualidades variarem que torna um livro de contos tão gostoso de ser lido.
    Estou bem curiosa para ler o conto da Mari Scotti, que é uma autora e blogueira que admiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito de ler contos. Mas adoro quando são vários juntos, fico curiosa. Adorei a sinopse e a proposta, vou ler com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá! Adoro livro de contos e achei legal ser escritor por blogueiros literários. Dica anotada! Vou ler mesmo sendo em ebook, ah o melhor é poder prestigiar os novos talentos da nossa literatura nacional.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.