Neste livro, conhecemos Perry Cook, um garoto de 11 anos que nasceu e mora em uma prisão de segurança mínima, o Instituto Penal Misto Blue River, localizado em Surprise, uma cidade de Nebraska.
Perry é o responsável por todos os dias acordar os residentes às 6h30 da manhã. Ele começa calma e lentamente, falando a previsão meteorológica, o cardápio do café da manhã, dando alguma dica literária e termina gritando “Toooooodos de pé!”.
Os capítulos são intercalados em uma narrativa em primeira pessoa por Perry e em terceira pessoa quando se referem a Jessica Cook, mãe de Perry.
Jessica cumpre uma pena de quinze anos de prisão, mas agora, com doze cumpridos, espera conseguir uma condicional. No entanto, acontece um imprevisto, o promotor público, Thomas VanLeer, descobre que existe uma criança morando em Blue River e decide que isso é um problema que ele precisa resolver. Então ele leva Perry para sua casa e não satisfeito em separar mãe e filho, atrasa a avaliação do pedido de condicional de Jessica, seu argumento é de que a pena não foi cumprida como tinha que ser, já que Jessica teve o privilégio de ter seu filho perto.
“Ele riu. Ele ri o tempo todo. Acha que precisa ocupar os espaços de silêncio”. (p.75)
Quando chega em sua nova casa, Perry descobre que é a mesma em que mora sua melhor amiga da escola, Zoey Samuels. Fica muito surpreso e essa é uma coisa boa que acontece no meio do sofrimento de ter sido separado de sua mãe. Zoey e a mãe dela, são pessoas mais razoáveis e dotadas de humanidade, diferentemente do Sr. VanLeer. Com isso, na nova rotina de Perry, ele só poderá ver a mãe uma vez por semana, aos sábados, dia de receber visitas em Blue River. Por sorte, ele e Zoey se matriculam em uma atividade extracurricular na biblioteca da escola, que possui um Livromóvel que leva livros e revistas para os residentes e eles têm permissão para ir junto, de modo que toda terça e quinta, Perry também vê sua mãe.

Para um trabalho da escola, Perry tem a ideia de entrevistar os residentes e contar a história deles. Assim, o leitor pode conhecer melhor os outros personagens e saber como eles foram parar na prisão. A história que mais desperta curiosidade é a da mãe de Perry, que desde o começo, é rodeada de mistério. No entanto, quando ela aceita contar sua história, o leitor sabe que ela não contou a versão completa e quando Perry percebe, decide descobrir sozinho, como também decide que irá fazer com que o pedido pela condicional de sua mãe seja avaliado o mais rápido possível.
“Nós somos uma família. Somos uma equipe. Estamos juntos, mesmo quando não podemos nos ver”. (p.45)
O livro apresenta uma boa tradução, tem algumas palavras usadas em português que soam engraçadas e fazem pensar na palavra correspondente no idioma original. Mais um ponto positivo para o livro são os capítulos serem curtos, o que faz com que a leitura flua de uma forma rápida e tranquila. Além disso, Perry é um personagem apaixonante, que encanta por sua inocência de criança, mas sem ser de uma forma ingênua. Gostei da relação que ele e a mãe têm, carregada de amor e respeito mútuo. 
É um livro que passa uma mensagem muito bonita. Fala sobre gratidão. Sobre reconhecermos as vitórias diárias, por mais pequenas e simples que sejam e de nunca deixarmos de sonhar, porque um dia o sonho poderá se realizar. Leitura mais que recomendada.

*Livro disponibilizado pela editora para resenha.

31 Comentários

  1. Oi, Maria!
    Nossa! Eu não fazia a menor ideia do que se tratava esse livro.. Achei bem interessante essa premissa. Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria.
    Achei o livro bem diferente do que imaginava.
    Acho que leria só pela mensagem bonita que ele trás.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro e fiquei bem interessada neste enredo. Estou curiosa pra saber como é o dia a dia deste garoto na prisão e como são as relações dentro dela. Anotei a dica e espero ler em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) E fiquei bem curioso... ahahah

    Bem, adoro que passe uma mensagem tao bonita! E adoro quando ate as expressões idiomáticas são bem traduzidas para outras parecidas em português.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Terminei esse livro MARAVILHOSO ontem!!!!! E que livro, gentes! <3
    Perry é um fofo e o final foi maravilhoso, fiquei emocionado.
    Deu tanta raiva do Tom no livro, mas no final dá pra perceber que ele só tinha boas intenções.
    Fico feliz que você tenha gostado também!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Gente esse livro deve ser muito bom! Amei demais a proposta dele e sua resenha! A capa então *--* Vou procurar ele com certeza para realizar a leitura, e já vou adiciona-lo a minha lista de desejados! Fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Eu recebi a proposta para ler esse livro, mas estava tão atrapalhada. De qualquer forma, eu tinha impressão diferente do que tinham explicado para mim. Agora fiquei com vontade de ler haha ótima resenha, Maria! <3

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem ?
    Que interessante. Bem diferente esta proposta. Imagina já nascer e viver em uma prisão ? Bom, ninguém sente falta do que nunca teve né ?! Mas fiquei bem curiosa.
    Quero ler.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Vi sobre esse livro essa semana no canal Livros & Fuxicos, e agora quero muito lê-lo. A sinpose e a premissa dele me deixaram bem animada em ler e estou bem ansiosa para conseguir comprar logo o meu e ler de uma vez.

    ResponderExcluir
  10. Eu superamei este livro, já o quero para ontem. Ainda mais lendo sua resenha, que conseguiu extrair cada ponto crucial da história. Perry é uma personagem fofa e que me encantaria com toda sua inocência, e as histórias que ela consegue arrancar dos outros personagens. Me parece ser uma leitura rápida, pois como você disse, os capítulos são curtos, isso deixa a leitura mais gostosa.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nossa, eu não sabia que essa era a história do livro.
    Até então, eu só tinha visto a capa e não tinha procurado saber mais nada sobre ele. É a primeira resenha que leio sobre a história e me deixou bem intrigada para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gosto de narrativas com capítulos curtos deixa o leitor mais envolvido com a história. E ofato do personagem ser cativante ganhou pontos comigo, é muito ruim quando o personagem não nos conquista.
    Livros que trazem uma boa reflexão pra nós com certeza é um livro bem recomendado!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Algumas coisas nesse enredo não são críveis: Como o garoto nasceu na prisão sem que ninguém percebesse? Dificilmente autorizariam o promotor a levar o menino para casa, e se ele não levou por indulgência, por que levou então? Se o menino estava escondido na prisão como ele frequentava a escola?
    São aspectos que me incomodariam durante a leitura, mas acho que o livro aborda um tema importante: É justo afastar um filho de uma mãe que está cumprindo pena?
    É um tema que desperta meu interesse e eu acho que leria o livro.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara.
      Talvez você tenha ficado com essa impressão de que o enredo não é crível, porque talvez eu não tenha sabido me expressar muito bem na resenha. Garanto que é tudo explicadinho o motivo do Perry nascer e morar em uma prisão. Ele não mora lá sem que ninguém perceba, todo mundo que vive lá sabe. O promotor leva o menino para casa justamente porque ele é o promotor. Ele não estava escondido na prisão, ele morava lá e frequentava a escola porque tinha que estudar, é um direito dele.
      Leia sim, você vai gostar e vai encontrar as respostas para suas perguntas.
      Abraços.

      Excluir
  14. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro mas já chamou minha atenção pela delicadeza que o mesmo apresenta em sua premissa. Quero muito conhecer a história dessas residentes através de suas palavras e do trabalho da criança, bem como da mãe dele, principalmente da parte que esconde. Quero muito conhecer essa história sobre gratidão, sobre reconhecer as vitórias diárias e de importância dos sonhos. Amei sua resenha e espero poder ler o livro em breve!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Com apenas 11 anos e Perry já passou por todas essas coisas. Até tentar ajudar a mãe a conseguir a condicional.
    Achei esse enredo incrível.
    Tipico personagem para nos apaixonarmos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, adorei a resenha!!
    Tá todo mundo falando bem desse livro, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu já tinha achado esse título bem inusitado, mas não conhecia o enredo e, realmente, é bem diferente. Imagino como deve ser crescer em um orfanato, mas em uma prisão de ser muito bizarro.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Fiquei conhecendo esse livro esses dias, agora li sua resenha (a primeira) e vou te contar, me interessei bastante pela história. Vou comprar com certeza! <3

    ResponderExcluir
  19. Oiee tudo bem?

    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da sinopse, achei interessante o fato de se prasar numa prisão bem inusitado neh?

    Bjs jany

    wwww.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sinopse e de poder acompanhar seu ponto de vista, não conhecia a história e achei bacana, é ótimo quando foge do padrão que lemos. Queria muito saber com o isso tudo termina. O fato de uma criança estar em um presidio levanta alguns questionamentos.

    ResponderExcluir
  21. Oiee Maria ^^
    Essa história não me é estranha, acho que devo ter visto alguma coisa parecida, só não lembro onde...hehe'
    Parece ser um livro muito lindo e apaixonante, e com muita coisa a ensinar. Fico feliz em saber que os personagens (principalmente o menino) são apaixonantes, e que os capítulos são curtos (gosto mais assim...haha')
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e achei muito incomum uma criança estar na prisão e realizar essas tarefas. Deve ser interessante ver seu ponto de vista quanto a isso, viver em uma prisão.
    Também acho que capítulos curtos ajudam e muito!!
    Adorei a resenha, beijos!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  23. Oi querida,
    amei a resenha. Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Ainda não conhecia a obra, mas fiquei muito contente em ver sobre o que se trata.
    livro é tão fofo e realista (dependendo do ponto de vista), que faz você querer ler ele. Não pretendo ler o livro agora, mas acabei de anotar o nome dele, para em breve ver se compro. Quero conhecer a Perry, e quero saber como essa trama termina.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  24. Olha, a ideia do livro é sensacional, discutir ,mesmo que não na realidade do Brasil, o sistema prisional para famílias é importante, é urgente.

    ResponderExcluir
  25. Gente que livro diferente, porque primeiramente, se fica pensando porque foi preso kkkk me interessei, nunca tinha ouvido falar sobre ele, irei procurar.

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Gente, que premissa bacana! Não conhecia, mas curti demais, uma boa pedida pra ler depois de uma ressaca Literária!

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Apesar de não gostar muito de livros em que o protagonista seja uma criança, fiquei bem curiosa com este.
    Achei bem bacana o cenário do livro ser uma prisão e ele morar lá com a mãe, e depois ter toda a sua vida mudada quando ter que sair de lá.
    Espero ter a oportunidade de ler algum dia

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Que história diferente e interessante, acredito que eu nunca li nada parecido. Fiquei bem curiosa com o enredo, parece ser bem tocante e emocionante.
    Anotei a sua dica!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Acho que eu nunca esperaria essa história desse livro, vi a capa na livraria achando que seria algo totalmente diferente hahaha mas gostei muito, achei diferente e eu amo livros que mostram o mundo pelo olhar de uma criança. Obrigada pela dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)