Nesse livro, conhecemos Lana e sua trajetória de vida. Lana é uma mulher que, devido a um acidente, perdeu a visão e isso a transformou totalmente. A pessoa que deveria estar ao seu lado após o acidente, foi a primeira a se afastar, fazendo com que ela fechasse o seu coração.
Ela conseguiu uma vaga na companhia de teatro Raoul para atuar na peça "Romeu e Julieta". Foi uma surpresa quando soube que interpretaria a personagem principal, o problema era que ninguém, além do diretor, sabia de sua condição e ela não queria que soubessem para que as pessoas não sentissem pena dela, no entanto, o rapaz que seria seu par e interpretaria Romeu, não facilitaria as coisas para ela. Não seria fácil ensaiarem juntos sem ele saber de sua condição.
Arthur é quem interpretará Romeu. Aparentemente, é uma pessoa difícil de lidar. Por não saber sobre a limitação de Lana, tem uma visão totalmente equivocada das ações dela para com ele. Mas com o tempo os dois vão aprender a conviverem juntos.
"Era doloroso e humilhante perceber que a pessoa que fazia o seu mundo girar, o considerava insignificante". (p.35)
Achei uma bela sacada a divisão dos capítulos ser feitas por atos, como no teatro. Cada ato é narrado em primeira pessoa, de modo intercalado, entre Lana e Arthur. Isso é ótimo porque vemos um mesmo acontecimento do ponto de vista dos dois.
As descrições são feitas na medida exata, na verdade, tudo é na medida exata nesse livro.
É bem provocativo. Faz com que as pessoas saiam da zona de conforto e reflitam sobre a naturalização das coisas que não deveriam ser naturalizadas e quando o leitor percebe isso, fica impressionado.
"Por muito tempo enxerguei com os olhos, agora enxergo com o coração". (p.83)
A autora Thati Machado é uma pessoa que milita em prol das pessoas que são postas à margem da sociedade. Isso fica muito evidente nesse livro, a começar com o fato da protagonista ter uma deficiência visual. Acho que é a primeira vez que leio um livro com uma protagonista assim, o que é algo inovador e faz com que pensemos nas limitações que  essas pessoas enfrentam diariamente.
Leitura rápida, provocativa, surpreendente e transformadora. Mais do que indico.
Tem uma plataforma muito bacana chamada UBook, em que é possível ouvir o livro narrado pela voz da própria autora.

Gostou da resenha e se interessou pela história? Você pode adquirir o e-book por esse link e ajudar o blog a crescer: 

14 Comentários

  1. Oi Maria!
    Tudo bom?

    Adorei sua resenha! Foram exatamente as mesmas impressões que tive acerca da obra. Incrível como a Thati conseguiu mesclar tanto assunto importante num livro tão leve e curto!

    Parabéns pela resenha!
    Um beijo!

    https://devaneiosdalua.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu acho que já li uma resenha desse livro, mas me parece que já faz um tempinho. A minha vontade de fazer a leitura dele é grande, os personagens da trama parecem ser bem construídos e sua resenha me ajudou bastante para ter a certeza disso. Assim que eu tiver a oportunidade irei fazer a leitura, infelizmente não leio e-book, mas vou aguardar o momento. Adorei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Nunca li um livro com um protagonista sem a visão, deve ser algo bem diferente, fiquei curiosa em saber como ela conseguirá esconder de todos esse fato, e as confusões que isso pode causar. Bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Acho que também nunca li uma protagonista com deficiência visual. Só por isso já parece que o livro tem uma boa carga emocional.
    Não sabia desse UBook para ouvir a história pela autora. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Tathy, apesar de todos comentarem bastante. Mas a sua resenha me deu a impressão desse livro ser meio que uma fanfic de Meu Romeu.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa muito interessante, só a capa que não me chamou muito a atenção.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem?
    Que livro mais lindo menina, confesso pra ti que fiquei bem interessada em ler e seria que seria uma ótima pedida, ainda mais cm essa capa,pretendo comprar em breve.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Gente que história mais linda. Eu não sabia dá existência dele e estou encantada. Irei colocar na lista. Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Fiquei muito curiosa com esse livro, porque é uma peça rara num monte de histórias já batidas...traz uma protagonista nada comum das mocinhas de livros e ela vai ser a mentora para ajudar as pessoas a compreenderem nos diferenças e trazer voz aos que são silenciados pela marginalização dos atores sociais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, já estou com esse ebook no Kindle, só me falta tempo. A cada resenha fico mais curiosa sobre, devo acabar furando a fila... Adoro!
    Obrigada pela dica, bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu li com a outra capa e amei a história! Foge bem dos padrões de romances que vejo por aí e a escrita da Thati me conquistou!

    ResponderExcluir
  12. OIii!

    Eu li o e-book no lançamento e AMEI! A Thati escreve muito bem e é ótima ao incluir minorias em suas histórias. Não ouvi o livro, mas o faria só para ver como ela se saiu narrando!

    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Oieem ainda não conhecia, achei muito interessante a premissa do livro e fiquei interessada em ler! obrigada pela dica.

    bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Heiii, tudo bem?
    Ainda nao conhecia a obra da Thati Machado e fiquei surpresa com tamanho talento.
    E essa capa? Que coisa mais linda, amei mesmo.
    Adorei a dica de leitura, realmente um livro que mistura sentimentos e que toca o leitor.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.