0
Sem categoria

A mágica da arrumação- Marie Kondo


Este livro apresenta o método KonMari de organização, criado pela autora, Marie Kondo. É um método que realmente pode dar bons resultados, dependendo da necessidade de cada pessoa. Não acho que todas as dicas que ela dá são fáceis de aplicar na vida real por questões de praticidade e outras que podem soar estranhas.

Destaco algumas dicas que são muito úteis, como por exemplo, na hora de organizar as coisas, fazer isso por categoria e não por localização, reunindo em um só lugar todas as coisas de uma mesma categoria e assim evitar ter as mesmas coisas espalhadas pela casa toda; organizar o guarda roupa por cores e por roupas pesadas para as mais leves, como também organizar as gavetas de modo que nenhuma roupa fique em cima da outra, o que permite que se tenha uma visão de tudo que está guardado nela.


No entanto, achei a autora bem radical por ela dizer que o que não nos traz prazer, tem que ser jogado fora sem medo. O que discordo, temos coisas que não nos trazem prazer e não podemos jogá-las fora só por isso. Somos adultos e isso inclui guardar coisas pensando no que pode acontecer no futuro, por segurança mesmo.

Achei engraçado que a autora sempre ficava repetindo, de modo a frisar, que dos clientes que jogaram tudo fora, nenhum se arrependeu.

A autora diz que seu método consiste em buscar um estado em que a faça viver o mais natural possível e que ela não considera natural guardar coisas que não a trazem alegria. Eu discordo. Acho bem natural guardamos coisas que não nos trazem alegria, nem sempre dá para viver cercado só de coisas que nos alegrem, a vida não é assim, não é prático desse jeito.
Ela também fala de saudar a casa, agradecer por ela dar abrigo e continuar falando com a casa enquanto a organiza. Acho que cada um pode fazer o que achar melhor, mas que é estranho falar com a casa, um ser inanimado, de concreto, isso é. Além disso, ela aconselha expressar gratidão às coisas, como por exemplo agradecer as roupas que usou durante o dia, aos acessórios.  Ao meu ver, esses objetos não têm sentimento e por isso, não faz diferença para eles receber um “muito obrigado”, mas se faz diferença para a pessoa que vai falar, tudo bem. Outra coisa que ela fala, é quando estivermos organizando o guarda-roupa, temos que tocar em todas as roupas para energiza-las e sentir a energia que ela nos passa, além de nos perguntar se aquela peça nos faz feliz, se não a resposta for negativa, ela tem que ir para o lixo ou para a doação.

É verdade que eu não concordei com muita coisa do livro, mas é verdade também que alguns métodos de organização são ótimos e dão mesmo certo.
Ficou interessado no livro? Compre por esse link e ajude o blog:

11 Comentários

  • Responder
    Unknown
    24 março, 2017 em 17:43

    Oi Maria! Admito que fiquei chocada quando, ao folheá-lo na livraria, abri justo nessa parte onde a autora diz que livros podem sim ser jogados fora sem dó, já que acabam sendo um peso em nossa vida acumuladora… Não sei se foi algum erro de tradução ou de diferenças culturais mesmo, mas não me identifiquei com isso, rolou um bloqueio-birra com a Sra. Kondo na hora rs.
    Acabei preferindo conhecer o livro da Thais Godinho, o Vida Organizada, que é estruturalmente mais organizado e ainda te dá aquele empurrãozinho emocional pra colocar a casa, a agenda e a vida nos eixos.
    Mas enfim, sempre vale a experiência de conhecer os autores e métodos de produtividade que tem por aí…
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

  • Responder
    Lauri Brandão
    24 março, 2017 em 20:09

    A opinião dela sobre livros não me caiu bem rs.
    Acho que tem muita coisa que acumulamos e só fica entulhando o quarto, a sala, a casa toda. Sei disso pq meu pai adora acumular bregueços rs.
    Mas como vc falou, tem coisas que nos dão prazer que necessariamente não precisamos nos desfazer.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

  • Responder
    Danina Novaes
    28 março, 2017 em 11:37

    Eu sempre fiquei curiosa em relação a esse livro, Maria. E cheguei a imaginar que ele pudesse ser radical dessa forma. Eu, sinceramente, imagino pessoas ricas lendo esse livro. Pessoas que realmente podem jogar coisas foras e se futuramente precisar novamente, elas terão condições de comprar. Sobre a questão falar com as "coisas", acho que ela acaba se contradizendo. A partir do momento que você "dá atenção" para algo, dificilmente aquilo não será importante. Ela que diz tanto para abrir mão de coisas materiais, na realidade, parece pregar o culto as coisas. Eu heim… haha

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

  • Responder
    Regiane Vieira
    18 abril, 2017 em 11:37

    Não li esse, pessoas não costumam elogiar.

  • Responder
    Ana Luz
    11 julho, 2017 em 01:35

    Olá, tudo bem?

    Confesso que tenho mania de organização. rs
    Mas, ainda assim, acho que eu me irritaria com esse livro, e igual a você não iria concordar com várias coisas. Enfim, quem sabe um dia…

    Beijo!

  • Responder
    Mari Ramos
    11 julho, 2017 em 01:35

    Achei esse livro mais comico do que instrutivo, talvez por ser tão distante da minha realidade. Não que eu seja desorganizada, mas dobrar a roupa como a roupa se sente confortável e perguntar para cada peça se ela me faz feliz e se está feliz comigo é um pouco demais para mim.

  • Responder
    Laneeh Martins
    11 julho, 2017 em 01:35

    Olá, tudo bem?

    Esse tipo de livro não me agrada. Ela até pode dar boas dicas, mas a maior parte não é.

    Beijos
    Laneh Martins

  • Responder
    Unknown
    11 julho, 2017 em 01:35

    Oi, Maria! Achei o livro interessante, apesar de não ser um gênero que eu leia com frequência, fiquei curiosa em relação ao conteúdo e a autora parece ter dicas muito boas, mesmo que algumas sejam um pouco estranhas haha. Amei a sua resenha e espero ler esse livro um dia. Bjss!

  • Responder
    Morgana Brunner
    11 julho, 2017 em 01:35

    Oiii Maria tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, estou a namorar essa obra a tanto tempo que voce nem imagina, principalmente por abordar assuntos com organizações, no qual sempre acabo gostando e adquirindo novas dicas.
    Beijinhos

  • Responder
    LiteraKaos
    13 julho, 2017 em 00:07

    Já conhecia o livro a algum tempo mas nunca parei para ler!
    Legal saber um pouco da obra pelo seu olhar….
    Eu já concordo muitíssimo com o fator, te faz mal, jogue fora. Inclusive todo ano, por volta de novembro, eu dou a limpa na casa pra virar o ano clean. Tudo que não uso, não quero, não gosto, eu dou, vendo, jogo fora, enfim. Me desfaço pra o ano virar mais leve! huahuahua

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

  • Responder
    oculoselivros
    13 julho, 2017 em 00:07

    Olá,

    Não li esse livro ainda, porém já vi muitas pessoas falando sobre. Ele não e muito meu estilo, pois o que preciso no momento é como organizar meus estudos e horários, mas acho que seria uma leitura interessante de se fazer, pois concordo com a autora em não guardar nada que não se esteja usando, eu mesma já faço isso e acho libertador. Gostei de conhecer seu ponto de vista.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior