0
Sem categoria

LEO VIEIRA: Existe Livro Ruim?

Segundo a Ciência, não existe comprovação para a estética. A ciência não pode explicar o que é feio e o que é bonito. A estética é uma opção pessoal. Desta mesma maneira, o moralismo e o gosto pessoal também não pode ser mensurado cientificamente.
Compreendemos então que não se pode classificar um livro ruim segundo a ciência. Podemos sim julgar um livro pela sua qualidade textual e ortográfica, tornando a leitura incompreensível. Mas julgar pelo fato da história ser simplesmente ruim, irá apenas atrelar a um gosto pessoal.
Nem todo livro é ruim. Talvez ele não faça o seu gênero literário. Há uma frase que diz que não existe piada ruim e sim piada mal contada. Deve-se ter interpretação e eloquência ao contar uma piada. Se você for rápido demais, ninguém entenderá. Se você se estender demais, os ouvintes ficarão dispersos. O pior de tudo é ter que explicar a piada. Daí que perde toda a graça mesmo.
Um livro é uma história que deve ser contada no compasso de uma piada. Ele deve ter uma boa gramática, uma boa “eloquência textual” para que o leitor não se perca no decorrer das páginas e deve fazer o expectador fazer um bom passeio durante a aventura. Resumindo: um escritor deve ser um bom contador de história.

Portanto, não critique um livro somente pelo fato de ser mal contado. Um bom leitor vai além e compreende além da intenção do autor.

Leo Vieira


Acompanhe a campanha de incentivo à leitura “Leia + Livros”, do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

4 Comentários

  • Responder
    Unknown
    10 julho, 2016 em 22:17

    Concordo Leo, às vezes você pega um livro para ler e ele não te chama a atenção, mas outras pessoas simplesmente amam o livro. Ou, às vezes, você pega num momento ruim, que aquele tipo de leitura não te faz tão bem, e muitas pessoas não levam isso em consideração não apenas em ler um ou outro livro, mas acham que leitura no geral é assim. Essa é a parte triste, afinal de contas, é um pré-conceito com a leitura que eles formam.
    Gostei muito do seu post, parabéns!

    http://madminds.weebly.com

  • Responder
    Evandro Atraentemente
    11 julho, 2016 em 02:01

    Também concordo. Acho muito ruim quando vejo alguém querer destruir uma obra por uma questão de gosto pessoal, ou mesmo por não gostar do fechamento do enredo. De repente, outros irão adorar!

    http://www.atraentemente.com.br

  • Responder
    Marcia Lopes Lopes
    12 julho, 2016 em 22:06

    Isso! Concordo, o fato de você não gostar de uma historia não significa que ela seja ruim. As vezes até o nosso estado de espirito influência de varias formas. Assim como acontece com a piada, se VC estiver triste ou sofrendo dificilmente achará graça.
    Bjs

  • Responder
    Esther de Sá
    17 dezembro, 2016 em 12:22

    Olá Léo, tudo bem?
    Concordo com tudo que você falou. É normal não gostarmos de tudo, assim somos na vida né? Mas se o livro foi publicado, se o autor gastou tempo escrevendo…só por isso, ele já tem que ser respeitado.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior