Este livro é o primeiro que leio de Star Wars e acredito que comecei bem. Ele faz parte do selo Legends, ou seja, lendas que ficam a critério do leitor considerar como verdadeiras ou não, mas não fazem parte do cânone oficial.
Faz parte da Trilogia Trhawn, sendo os seguintes "Ascensão da Força Sombria" e "Último Comando", respectivamente, publicada entre 1991 e 1993, por Timothy Zahn.

Cinco anos após a destruição da segunda Estrela da Morte, a Nova República está em busca de aliados para se reerguerem politicamente, mas são atacados constantemente pelo Império.
É até engraçado como a todo momento Luke, agora um mestre Jedi, e seus companheiros, Han e Leia, saem de um ataque do Império e caem quase que imediatamente em outro. Eles simplesmente não têm um minuto de descanso.
Han Solo e Leia estão casados e esperando gêmeos. Leia praticamente tem que se dividir em muitas para conseguir dar conta de suas obrigações políticas e ainda assim conseguir treinar para exercitar seus poderes Jedis com Luke.

Nossos protagonistas desconhecem que o Império está sendo comandado por um grão-almirante chamado Thrawn, que deseja reerguer o Império. Thrawn, um humanoíde de pele azul e olhos vermelhos, é o melhor vilão de todos os tempos. Eu sempre fico do lado dos mocinhos, mas admito que não tem como não se admirar com o raciocínio desse vilão e se impressionar com seu modo de pensar e agir, antecipando e prevendo ataques. Ele realmente faz jus ao seu cargo e dá muitos problemas para nossos heróis. É um gênio.
Thrawn localizou Joruus C'Baoth, um clone de um antigo mestre Jedi,  para ajudá-lo a capturar Luke, Leia e os gêmeos.

Além desses personagens, temos também Talon Karrde que é um líder contrabandista que está no meio dessa disputa entre a Nova República e o Império. Tenta se manter neutro, mas quando os dois sistemas entram em contato com ele, é obrigado a decidir de que lado vai ficar. Juntamente com ele, está Mara Jade, uma mulher que já foi mão direita do Imperador e tinha como missão matar Skywalker, mas as coisas acabaram não dando certo. Apesar disso, ela continua determinada a matar Luke porque pensa que com isso completará sua missão.

Não poderia esquecer que o droide mais fofo do universo, R2-D2, e o droide mais reclamão, C3PO, têm participação garantida.


A trilogia foi relançada em 2015 pela editora Aleph. Conta com um excelente trabalho gráfico e capas atraentes. Esta edição apresenta uma diagramação confortável, bem revisado e com os capítulos separados por folhas pretas com pontinhos brancos, representando a galáxia, o que demonstra a preocupação em proporcionar uma experiência de leitura inesquecível.

4 Comentários

  1. Olá Maria, estou com esse livro aqui em ebook, ainda não consegui ler.
    Bem... Mas me emocionei com o filme, afinal faz parte da minha infância rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, tudo bem?
    Eu não consigo me render a star wars :P e já tentei :(
    Tentei ver os filmes, tentei ler o livros - acredita que comprei vários e me desfiz de todos? - mas não rola mesmo :P
    Mas que bom que com você funcionou :)
    Agora é ler os outros :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Gih. Tudo bem sim :)
      Como assim Star Wars não te conquistou??? Bom, pelo menos você tentou.
      Abraços.

      Excluir
  3. Oi Ma
    Eu nunca vi nada sobre Star Wars. Nadinha. Nem os filmes. Mas desde que estão surgindo esses livros sobre a saga, eu estou me interessando. Parecem ser bem legais.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.