Aconteceu na Casa das Rosas- Espaço Haroldo de Campos de poesia e literatura, em São Paulo, a exposição "Um corpo estranho", em homenagem ao centenário de publicação do livro "A metamorfose", de Franz Kafka.
A exposição datou do dia 07/11/2015 à 29/02/16, sendo prolongada até o dia 30/03/16.
Estive lá acompanhada de uma amiga e trago algumas impressões da exposição.


O curador foi Reynaldo Damazio e a exposição nos permitiu conhecer a vida e obra de Franz Kafka. O foco está no livro "A Metamorfose", mas aparece também "Carta ao pai" e fragmentos de seus diários.

Três salas foram usadas, cada uma com um eixo norteador. A primeira, intitulada "corpo mutante" era inspirada no quarto de Gregor Samsa, personagem principal de "A metamorfose". Tinha o quadro de uma mulher, elemento do livro e um espelho que distorcia o reflexo.




A segunda sala, levou o título de "corpo palavra", na qual encontrava-se fragmentos de seu diário e de seu livro "Carta ao pai", além disso, havia também uma maçã, objeto carregado de significados e também presente no livro de 1915.




Na terceira sala, que foi nomeada de "pós-livro", encontrava-se instalações com as capas dos livros de Kafka e opiniões de críticos e intelectuais a respeito do autor e sua obra, além de um violino, objeto também presente no livro centenário.








2 Comentários

  1. Oi Maria!
    Que interessante essa exposição!!! Eu li esse livro faz muito tempo, mas lembro que na época ele me chocou bastante.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria.
    Já estava querendo ler esse livro, agora fiquei ainda mais curioso. Claro, se a exposição passar pelo RJ, vou conferir. Impossível não ficar de olho. Só pelas fotos já deu para perceber que foi sensacional.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.