No dia 19 de dezembro, estive em Niterói para fazer a cobertura da feira LAV, que ocorreu das 10h às 16h, no Horto do Barreto, no Parque Palmir Silva, um ambiente receptivo e acolhedor, que contou com apoio completo da Biblioteca Popular Monteiro Lobato.
O evento contaria com a presença de sete autores, mas infelizmente dois deles não puderam comparecer por motivos de saúde, então, dessa vez, não pude conhecer pessoalmente o lindo do Vinícius Grossos, autor de "Sereia Negra" e "O garoto quase atropelado" e nem a Thati Machado, autora de "Ponte de cristal" e "Com outros olhos". Assim, os autores que estiveram presentes foram:
Lucinei Campos, com seus livros "Lavínia e a árvore dos tempos" e "Lavínia e a magia proibida", além de brindes especiais, como varinhas produzidas por ele mesmo.

Lucinei.


Livros e brindes.
Juliane Rodrigues, com seus livros "Salvos pelo amor" e " O grande tesouro e os pequenos perdidos". Este último com brindes especiais para a garotada, como giz de colorir e paçoca.
Juliane.
Mesa da Juliane e do Lucinei.
Yohana Sanfer, com seus livros "Da boca pra dentro" e "É de menino, é de menina". Este último lançado na Feira.
Sérgio Pereira, com seu livro "Enviada".
Mesa do Sérgio e da Yohana
Clara Savelli, com seu livro "Mocassins e All Star".
Clara.
O dia estava favorável, de muito, muito, muito sol. O celular acusava 32°C, mas a sensação térmica era de 42°C. O que salvava era o ar-condicionado da Biblioteca, que, repito, deu todo apoio ao evento.
Um ambiente receptivo e acolhedor, com músicas de fundo, trilha sonora especialmente escolhida pela Clara Savelli.
O registro fotográfico ficou por conta da Francylene Silva, da equipe Mais QI Nerds.
A mediadora do evento foi a blogueira Fernanda Figueiredo, do blog Livros Minha Terapia. Ela preparou uma mesa só de brindes para sorteio e mediou uma roda de conversa na qual foi aberto espaço para se fazer perguntas aos escritores, cooperando para o ambiente intimista do evento.



Eu e a Fernanda.
Mesa de brindes para sorteio.
Fernanda mediando a roda de conversa.
Eu fui super bem recebida por todos. O escritor Sérgio Pereira ficou conversando comigo, saí de lá com o apelido de “chaveirinho”, porque eu sou pequena e perto dele fico menor ainda. Ele é muito divertido e me fez dar muitas risadas (vide foto abaixo).

Yohana, eu e Sérgio me matando de rir.
A Yohana Sanfer é um amor de pessoa. Deu marcadores e o livro “Da boca pra dentro” para sorteio aqui no blog. Além dela, o Lucinei Campos também presenteou o blog com seu segundo livro (ano que vem vamos ter muitos sorteios, se preparem).
Ganhei da Juliane Rodrigues seu livro “O grande tesouro e os pequenos perdidos” e comprei o livro “Salvos pelo amor”, que foi lançado na Bienal do Livro de 2014.


Eu e a Juliane
Além de tudo isso, ainda tinha espaço com pufes para as crianças e teve um momento de pintura, ou seja, um evento para a família toda.

Pufes.
Crianças pintando.
Fiquei imensamente feliz e grata por ter sido convidada para cobrir esse evento maravilhoso. Voltei para São Paulo com novos amigos, novos livros e com a convicção  reafirmada de que é esse mesmo o papel do blog: cooperar para a disseminação da literatura nacional e continuar fazendo o que está ao meu alcance para dar visibilidade aos autores.
E como alguém disse, todos que estiveram presentes fizeram história: estiveram na primeira edição da Feira, que vai ser muito lembrada nas edições que estarão por vir. E que eu esteja presente em todas elas.
A foto histórica.
Mais fotos na página do evento (aqui) e na página do blog Livros Minha Terapia (aqui).

3 Comentários

  1. Olá!
    Primeira vez aqui e gostei muito do seu blog!
    Queria que aqui em BH tivessem mais eventos desse tipo, ou que pelo menos fossem mais divulgados!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Poxa, vejo essas fotos e fiquei até deprimido. Gostaria de ter comparecido. O evento parece ter sido simplesmente sensacional. Já conheço todos os autores, mas sempre é bom estar no meio literário.
    Ótima postagem, como sempre.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria. Tudo bem???

    Adorei a sua cobertura do evento. Com toda certeza entrará para a história sim, afinal carecemos de muitas feiras para a literatura. O que vale é as experiências e os amigos conquistados e nesse quesito o evento esteve mega pelo que pude notar! :D :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)