E assim o jovem leitor estava tão compenetrado em sua leitura quando, de repente, o percurso literário começou a ficar disforme. A leitura que estava tão agradável à algumas páginas, de repente foi ficando incompreensível e desgastante, fazendo o hábito de virar as páginas se tornar automático. As letras se tornaram disformes e todo o rumo se transformou em um aglomerados de "Blábláblá..." e de longe o texto inteiro ficou com cara de "NONONONONONON". O texto ficou incompreensível e você
acaba fazendo uma expressão decepcionada de frente para o livro.
Isso não acontece somente na leitura não. Às vezes, também nos dispersamos em um assunto chato que ouvimos. É claro que nós não somos nenhuma máquina para ficar incansavelmente focados em um estudo ou leitura (recomendo uma pausa de dez minutos a cada uma hora de leitura). O cérebro também precisa de uma pausa para poder "digerir" o conteúdo de informações processadas. Mas não faça pausas para ler outras coisas. Vá para a janela do apartamento ou então para o quintal da casa. Admire uma paisagem, aquário, quadro, ou o que for para recuperar a mente para outra jornada de leitura e/ou escrita. A mente é igual um recipiente; precisa ser esvaziado para receber novo conteúdo e assim vai sucessivamente.

Quando você lê, passa a compreender melhor as palavras, linguagens e significados. Até se dá ao luxo de captar o que o escritor tentou passar através de uma linguagem mais rebuscada e isso chega a ser um prêmio interior, provocando um certo contentamento. Outra coisa boa é quando começamos a compreender o que um professor ou uma pessoa intelectual quer dizer. Isso são uma das demonstrações do poder de compreensão que a leitura proporciona.


"Leia + Livros" com Leo Terário
® Leo Vieira- Direitos Reservados

4 Comentários

  1. Oiii, tudo bem? É isso mesmo. Ler ajuda na compreensão do mundo. Ajuda a perceber melhor as entrelinhas. E os livros e a vida, estão cheios delas não é mesmo?
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Gih. Ler só me trouxe benefícios.
      Grande beijo,
      Leo Vieira

      Excluir
  2. Fico muito triste quando as pessoas falam que não gostam de ler.
    A leitura é igual asas para mim posso voar, viajar sem sair do lugar. Sentimento de liberdade.
    Parabéns pelo blog.
    www.dnabookz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Érica. Se soubessem quantas coisas legais estão nos textos, o conceito ia mudar.
      Grande beijo,
      Leo Vieira

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)