É comum em uma conversa faltar aquela palavrinha adequada para a expressão. Por isso algumas pessoas usam tanto gírias e até palavras sem sentido algum. Se você é daqueles que vive dizendo "coisa", "parada", "negócio", entre outras palavras sem nexo, é melhor rever mais os seus conceitos. O português pronunciado corretamente lhe trará muitos benefícios.
A leitura, além de vários outros benefícios, também lhe enriquecerá o vocabulário. Quando a gente lê, aprende palavras mais adequadas para empregar no cotidiano. Já pensou você conversar com a pessoa que gosta e não saber tocar o rumo do assunto por falta de palavra correta? Ou então, pior ainda, quando usamos uma palavra que não tem nada a ver com a situação?! Isso acontece com todos, principalmente em um momento de grande atenção, como em um discurso, por exemplo. Talvez você nem tenha o texto pronto e é obrigado a discursar e agradecer sobre algo. Apresentação de trabalhos na faculdade, apresentação no trabalho, pregação em igreja e outras situações em que terá a atenção de mais de duas pessoas, enfim, qualquer coisa que fuja de uma conversa informal, você terá que usar bem do seu vocabulário. E somente com a leitura que você construirá isso.
Em um livro, palavras repetitivas cansam o leitor. Em um jornal também. O jornalista ou escritor tem que estar bem preparado para nçao fazer o leitor se perder no tédio ao acompanhar as palavras apresentadas na obra. Quanto mais rico e criativo o texto for, mais fácil será o percurso do leitor em sua viagem literária.  A leitura ajuda a construir boa leitura para os que te acompanharem.

Apresente ideias novas e seja criativo. Cuidado para não ser enfadonho e usar coisas obsoletas. Linguagem rebuscada não é sinal de vocabulário rico. Seja modesto na escrita. Apresente um bom conteúdo, sem ter que obrigar o leitor a consultar um dicionário. Com muita leitura, você irá longe na comunicação.



"Leia + Livros" com Leo Terário
® Leo Vieira- Direitos Reservados 

5 Comentários

  1. Oi, Leo! Adorei o texto.
    Acho que ficamos com bastante vocabulário conforme vamos lendo mais e mais. Mas olha, conheço tanta gente que quer falar de forma rebuscada achando que está arrasando rsrsrs
    Nem combina com o contexto...

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Oi ...
    A leitura realmente nos traz inumeros benefícios !!!
    O meu vocabulário mudou muito desde que comecei a ler ...
    Seu post ficou nota 10 ! Parabéns ...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    A leitura é super importante e com certeza enriquece as pessoas, comecei a ler livros aos 9 anos e não parei mais, parabéns pelo post....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leo, tudo bom?

    Concordo com seu texto. Mas acho que a linguagem informal também tem o seu lugar, sabe? Eu mesma falo "parada", às vezes. hahahahha
    A leitura contribui muito para o enriquecimento linguístico das pessoas, isso é fato.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Olá Léo
    Adorei seu texto e estou de acordo que um vocabulário rico é muito importante, porém acredito também em adequação de linguagem. Em uma conversa informal, é comum, aceitável e até mesmo correto se utilizar de gírias. No local de trabalho, com seus colegas, é possível fazer o uso de jargões... Tudo depende unicamente de adequação.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)