0
Sem categoria

Contratos Internacionais

Todos sabemos que o mercado editorial vem crescendo progressivamente, com altos índices de vendas no país. Porém sabemos que isso em nada vem afetando positivamente para o lado dos escritores. O que vem crescendo junto com as vendas são o número de publicações e também de editoras. Somos um país que possui mais editoras do que livrarias.
Nesse ritmo, as editoras por demanda surgiram aos montes. São centenas delas que estão pela internet com o anúncio em letras garrafais “Publique o seu livro”. É uma ótima oportunidade para quem é leigo no assunto, mas o cliente tem que tomar cuidado para não ter prejuízo em seu investimento literário.
Indo nesse embalo mercadológico, agora tenho notado editoras “estrangeiras” por demanda oferecendo serviços editoriais e demonstrando pseudo-interesse nas obras dos clientes. Isso eu já venho notado há alguns anos, e está preocupando tanto quanto a pertinência em escrever sobre o assunto.
O registro do livro só é válido no país em que é feito. Você precisa registrar o livro lá fora também para que tenha os direitos reservados. Se fosse assim, a Disney, o Mauricio de Sousa, a Marvel e outras produtoras não teriam esse engajamento através de seus escritórios multinacionais.  
Entregar livro para editora estrangeira é o mesmo que entregar a chave do banco para o Al Capone.
É ingenuidade acreditar que um país estrangeiro irá se interessar por um livro
desconhecido. Lembre-se que o “Aventuras de Pi” é um plágio descarado de um livro nacional.
Continuem espertos e não queiram dar um passo maior que a perna na trilha editorial. Tenham paciência que no momento certo, a oportunidade vai chegar.

Leo Vieira

4 Comentários

  • Responder
    Mih
    5 julho, 2014 em 17:14

    Oi Leo!! Gostei muito do seu post!! Foi muito bom mesmo para abrirmos os olhos!! E não fazia ideia que "As aventuras de Pi" era plágio de livro nacional!! Que coisa!! Parabéns pelo post!!

    Beijinhos
    Mirelle – meumundoemtonspasteis.com

  • Responder
    Giulia Ladislau
    6 julho, 2014 em 14:42

    Oi, Leo! Bem legal vc ter escrito sobre isso, porque muitos autores nem sabem que precisam registrar. Os escritores precisam ficar mais espertos, porque na ânsia de publicar o livro acabam por meter os pés pelas mãos e jogando dinheiro fora. =/
    Beijinhos!
    Giulia – Prazer, me chamo Livro

  • Responder
    Leo Vieira
    9 julho, 2014 em 03:54

    Obrigado, Mirelle. Grande beijo!

  • Responder
    Leo Vieira
    9 julho, 2014 em 03:56

    Obrigado, Giulia. A intenção é abrir os olhos do pessoal. Grande beijo!

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior