0
Sem categoria

Identidade Literária

Quando conhecemos uma história, ficamos fascinados pela forma que foi contada. Isso depende muito do autor, principalmente se ela é original. No caso de uma recontagem, como uma fábula por exemplo, ficamos ainda mais deslumbrados com as características especiais do escritor. Um exemplo notável disso é a Disney, que sempre usa características especiais, como canções e enredos com mascotes e mensagens positivas, sempre apelando para a franquia de brinquedos, revistas e tendenciando as cenas de ação para os modelos de videogame.
No caso de identidades literárias, temos as fábulas, onde ganham várias recontagens, sejam elas no gênero infantil, humor (com paródias), e até mesmo adulto (com mais cenas de ação). Isso torna o autor até mais reconhecido.
Vejam como existem literaturas sobre vampiros, zumbis, anjos e outras figuras
fantásticas, folclóricas ou mitológicas. Cada um usa de seu conhecimento e
imaginação. Quanto mais criativo e menos esteriotipado ele for, mais a obra se
tornará verossímil e especial aos seus leitores.
Nunca deixe de pesquisar e fazer diferente quando for apresentar uma nova história.
Sempre há algo que pode ser modificado. Cuidado para não seguir esteriótipos já desgastados e muita atenção para algo não parecer plágio.


Leo Vieira

1 Comentário

  • Responder
    Unknown
    9 abril, 2014 em 23:13

    Oi! Tudo bom?
    Gostei muito do texto e são palavras verdadeiras. Nos últimos dias por exemplo, tenho andado extremamente orgulhosa de nossos autores nacionais e por estarem finalmente crescendo nesse mundo literário. Estou com três livros aqui em casa para ler de autores parceiros e mal posso esperar, de todos que li, nenhum me decepcionou.
    Ultimamente ando querendo fugir do comum e do esperado, sempre as mesma histórias, então tenho me cansado. Ando procurando suspenses, terror e até com temas policiais, li um em que fiquei totalmente apaixonada pelo gênero, e muitos deveriam apostar neles.
    Muito autores internacionais tem me decepcionado, fiquei frustrada N vezes pelas leituras, e pelo dinheiro gasto também, e no fim, acabo vendendo os livros ou trocando por histórias que parecem valer muito mais a pena!

    PS. Convido você a participar do grupo que criei para compartilharmos nossos blogs sem qualquer tipo de restrição!
    https://www.facebook.com/groups/1458148531080436

    Beijinhos,
    Percepções Blog

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior