0
Sem categoria

A Roda Já Foi Inventada


Conhece essa expressão? Em que exatamente ela se aplica? Em praticamente tudo. A Roda, sem dúvidas, é a maior descoberta da humanidade, até mais do que o fogo. A Roda não é um invento. A Roda já existia há muito tempo. A Roda estava e ainda está em todo lugar. Tudo que desenhamos se inicia com proporções geométricas, mas nas formas circulares que ela ganha padronização. Se tudo o que desenhamos e criamos tem o formato de uma Roda, significa que de certa forma, nada é muito original, pois tem o movimento esférico como modelo.
Literariamente falando, o escritor é um reinventor de Rodas. Toda sinopse, enredo, argumento, personagens e roteiro, até esse conglomerado de textos se transformar em um livro é na verdade uma grande Roda. Mas é uma Roda muito especial. Todo romance tem início, meio e fim; além de personagens bons e maus; tramas que andam em um compasso, mantendo o ritmo até o desfecho, deixando o leitor satisfeito a ponto de querer saber mais sobre o autor e aguardar a próxima Roda. Essa é a Roda que o escritor precisa reinventar e assim como o formato, o seu trabalho precisa rodar e girar em um ciclo contínuo, sempre reinventando e aprimorando.
Não tenha medo de recriar. E não tenha pressa em adaptar as suas ideias. Um trabalho bem feito precisa de tempo e de aprofundamento. Pense, crie, desenvolva e a sua ótica será apreciada como uma grande redescoberta.


Leo Vieira

5 Comentários

  • Responder
    Soraya Abuchaim
    11 março, 2014 em 13:37

    Achei bem legal a analogia…
    Temos mesmo que nos reinventar sempre…

    Beijos
    Meu Meio Devaneio

  • Responder
    Inês Gabriela A.
    12 março, 2014 em 16:55

    Olá =).
    Nossa, adorei a comparação da roda com o processo criativo de um livro, muito bom mesmo!
    Concordo com seu ponto de vista, a parte de "reinventar a roda" (eu me refiro a fazer uma trama original) é que é difícil, mas não impossível!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

  • Responder
    Thalita Maia
    12 março, 2014 em 20:19

    Realmente, a roda é umas das melhores descobertas.

    Beijos

  • Responder
    Marina
    13 março, 2014 em 18:05

    Muito bom! Verdadeiramente é assim. Criar, recriar, aprimorar, tudo isso leva tempo. Mas não há nada melhor que ser autor de uma bela "roda"! <3

    Beijo,
    http://tudo-oquesou.blogspot.com.br/

  • Responder
    Unknown
    14 março, 2014 em 19:57

    Adorei o texto. Realmente, estamos sempre reinventado as coisas, as palavras, o mundo.

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior