0
Sem categoria

Nota Vita Brevis- Jostein Gaarder

Este livro não é bem ficção como outros do autor. Começa com ele explicando como encontrou a carta de Flória Emília para Aurélio Agostinho. Logo após, transcreve toda a carta, com notas de rodapé que são bastante explicativas.
Eu já ouvi falar do Santo Agostinho, mas não posso dizer que conheço sua história, mas depois de ler este livro, fiquei com vontade de saber mais sobre ele e ler seu livro “Confissões”.
Este livro, “Vita brevis”, na verdade é uma transcrição da carta que Flória escreveu ao santo Agostinho. Mas quem foi Flória Emília? Ela foi a concubina que viveu com Agostinho antes que ele optasse por viver para Deus. E nesta carta, vemos o outro lado da história. O lado de uma mulher que foi abandonada, o lado da mulher que foi obrigada a deixar seu filho para trás, que sofreu com a sogra.
No final, não fica claro se a carta chegou nas mãos de Agostinho, mas eu queria muito que tivesse chegado, para ele saber o que sentiu Flória, que um importante capítulo de sua vida e ele só se dignou a escrever apenas alguns parágrafos sobre ela em seu livro.

A leitura é rápida. Eu li em questão de horas, inclusive acho que não seja necessário ler aos pouco principalmente por se tratar de uma carta.

6 Comentários

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior