Lembro-me muito bem de minha infância, onde a estante era racionada com brinquedos e livros. Vários livrinhos coloridos foram ganhando espaço a ponto dos brinquedos serem "despejados" e ganharem um novo lar no baú de madeira. Depois foram gibis, mais livros e depois comecei a não ter mais espaço para organizá-los. Minha mãe sugeriu que os que eu não consultava muito ficassem em uma caixa.

Algum tempo depois, quando me deu vontade de reler, decidi revisá-los e pra meu desgosto, alguns deles estavam consumidos de traças. Tratei de providenciar outra prateleira e lá foram eles de volta para de onde nunca deviam ter saído.
Atualmente, tenho algumas estantes e prateleiras com muitos livros e uma pequena pilha de gibis.

É muito importante desde cedo aprender a cuidar de seu acervo pessoal. Todos nós devemos ter o espaço pessoal para armazenar nossos livros. O ideal seria um cômodo próprio para as estantes, com uma poltrona ou puff (para as várias horas de leitura) e uma escrivaninha (para o caso das anotações). Mantenha o local bem arejado e iluminado. É importante que a biblioteca também fique sempre limpa e organizada.

Mas caso você não dispõe de espaço, faça então com que a sua sala ou o seu quarto fique organizado para a permanência de suas estantes e prateleiras, assim também com a sua constante manutenção.

Organize os livros de ficção em uma ala própria;

Livros de arte, Atlas, dicionários e outros livros volumosos e grandes devem ficar no alto;

Não coloque livros deitados empilhados porque o peso os deformarão com o tempo;

Somente revistas e jornais que devem ficar deitados e empilhados e por ordem de lançamento, com as edições mais recentes por cima;

Não deixe os livros no fundo da estante porque acumula poeira, tira a beleza do acervo e pode dar mau hábito para acomodar e pendurar coisas inúteis;

Porta-retratos ficam melhor na escrivaninha. Evite por qualquer outra coisa na estante;

Quando for tirar o pó das estantes e prateleiras, observe se não há alguns livros e revista de que não precisará mais. Doe-os à uma biblioteca ou instituição.

Bibliotecas, assim como um lar e um veículo, também necessitam de manutenção. Saiba dar atenção, limpeza e atualização de seu acervo sempre que necessário.

Leo Vieira é autor do livro "Alecognição", pela Editora Lexia.

Escritor acadêmico em várias Academias e Associações literárias; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural  e Doutor em Teologia e Literatura.

4 Comentários

  1. Dicas muito boas, vou prestar mais atenção agora :)

    Abraços,
    http://literaturabstrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei! :)
    Meu blog te indicou para um selinho. Dá uma olhada: http://booksandreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, só ótimas.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante das dicas! Meio que.....
    Sou desorganizada!! (rs)
    Mas passa lá no meu recanto:
    sogarotasnet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário :)
Se você for blogueiro, retribuirei a visita assim que possível.